O que é a Câmara dos Deputados

Ilustração. Ao fundo, vê-se o Congresso Nacional, num dia em que o céu está azul e o gramado em frente ao Congresso está verdinho. Ao centro, Zé Plenarinho e Légis, olham e apontam para o prédio.

Neste vídeo, você fica sabendo, de uma forma bem explicadinha, o que faz a Câmara dos Deputados. Uma das principais funções da Câmara dos Deputados é elaborar as leis que vão valer para todo o Brasil. Mas existem outras atividades muito importantes por aqui.

Assista, abaixo, à versão simples e à versão com Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Ao final, também é possível ler o roteiro.

Animação com Libras

Roteiro

Turma do Plenarinho faz uma “selfie” na frente do Congresso Nacional.
O palácio some da Praça dos Três Poderes e um homem inicia um diálogo:
– Ei, você já ouviu falar da Câmara dos Deputados?
À medida que a mulher responde, o prédio da Câmara e do Senado surgem na paisagem.
– Sim! A Câmara dos Deputados, junto com o Senado Federal, forma o Congresso Nacional, que é quem faz as leis do nosso País.
– Mas por que alguém precisa fazer leis? Para que elas servem?
– As leis são as regras que todo mundo tem que cumprir. Por isso mesmo, elas organizam o país. Para entender melhor, pensa aí num jogo de futebol.
Cena de garotinho conduzindo a bola de futebol no campo gramado.
– Se não fossem as (leis) regras, quem ia dizer se o chute na canela era uma falta?
Nesse momento, outro jogador avança e chuta o garoto na canela, e ele cai. O árbitro da partida apita. A mulher prossegue a explicação:
– E como você ia saber se um time tinha ganhado do outro?
Jogador marca gol, e torcida vibra. O jogador que marcou o gol é carregado por seus companheiros e comemora.
– E como o Congresso faz uma lei? – pergunta o homem.
Mulher responde:
– Um deputado tem uma ideia de lei. Ele escreve essa ideia, que ainda é um projeto de lei.
Imagem do deputado sonhando com um papel que tem, por título, “Projeto de lei” O papel voa, saindo do “balão de pensamento” e chegando à cúpula da Câmara dos Deputados.
Mulher continua:
-Daí, ele entrega esta lei para a Mesa Diretora, no Plenário da Câmara. E a Mesa Diretora manda o projeto para as Comissões. Lá nas Comissões, o projeto é discutido e votado pelos outros deputados.
O Projeto de Lei voa do Plenário da Câmara ao prédio das Comissões, ao lado.
Mulher prossegue explicação:
– Se a maioria deles concordar com a ideia e aprová-lo, o projeto volta para o Plenário para ser votado outra vez. Se for aprovado no Plenário, vai para o Senado e lá acontece tudo de novo. Plenário, Mesa Diretora, Comissões, Plenário e… Ufa!
Projeto voa para a cúpula da Câmara e, depois, para a cúpula do Senado. De lá, para o prédio das comissões do Senado e de volta à cúpula do Senado.
Projeto toma toda a tela.
Mulher finaliza:
– Se aprovado, o projeto ainda tem que ir à presidência para virar lei de verdade.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos