Dia de Finados

Ilustração. Fundo em tons de preto e cinza. Ao centro, Zé Plenarinho segura máscara de caveira com desenhos coloridos. Uma flor na testa, corações nos olhos, traços coloridos em torno do dos desenhos. No lugar da boca, aparecem os dentes da caveira.

Dia 2 de novembro é um dia dedicado aos mortos. Desde há muito tempo, este dia é celebrado de diferentes maneiras e em diferentes religiões. Os mais antigos acreditavam que, como as sementes, os mortos eram enterrados para crescer, ou seja, para ressuscitar. Interessante, né? Por isso, em algumas culturas, como a dos indígenas ou a dos egípcios, aqueles que morriam eram enterrados junto com alguns dos seus pertences pessoais, riquezas acumuladas durante a vida ou até mesmo com um pouco de alimento.

Festa!?

Mas quem disse que o Dia dos Finados é dia de tristeza? Nada disso. Em alguns países como o México, o Dia dos Finados é comemorado com grande festa. Isso mesmo! As pessoas saem às ruas, decoram os túmulos dos cemitérios e comemoram a data, oferecendo aos mortos o que eles mais gostavam: pratos de comida, bebidas e arranjos de flores. O Zé Plenarinho entrou no ritmo e já está com sua máscara!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos