Câmara Mirim 2017: estudantes se preocupam com segurança e transporte

Ilustração. O fundo é laranja e no centro da imagem, perto da base, aparece uma mesa arredondada em laranja mais escuro. Sentado em frente à mesa está um menino de cabelos escuros. Ele usa grandes óculos de armação redonda e sorri enquanto escreve em um papel branco. Sobre a cabeça, está um balão de pensamento, onde está desenhada uma bicicleta com um homem no meio e uma criança na frente e outra atrás. Todos usam capacete e sorriem.

Transporte gratuito para estudantes e segurança no trânsito foram assuntos recorrentes nos projetos enviados ao Câmara Mirim 2017. Isso mostra que a galera anda atenta aos problemas dessas duas áreas, que afetam diretamente sua vida.

Segurança no trânsito

Para alertar sobre o problema da segurança no trânsito, Iasmim e Silva Luiz pensou na Semana da Segurança nas escolas públicas e privadas. A semana serviria para preparar e informar os estudantes sobre os possíveis acidentes de cada região. Todos os dias, aconteceriam palestras e simulados sobre acidentes causados por atitudes humanas, mas também por catástrofes naturais, como tempestades, desmoronamento e incêndios.

Transporte sustentável e sem riscos

A galera também imaginou um transporte com menos poluição e mais sustentabilidade. A proposta de Maria Luiza de Lima é uma maneira de contribuir com isso. Ela propôs que os transportes públicos funcionassem a partir de energia 100% sustentável. Para Maria Luiza, se isso acontecesse, a poluição diminuiria muito.

Para proteger passageiros e motoristas, João Batista Lima de Araújo pensou no Botão do Socorro, título do seu projeto. Imagine estar em um transporte público, e em caso de assalto ou furto, o motorista ou cobrador aperta um botão para acionar a polícia. Através do GPS, a viatura mais próxima seria chamada.  Imagine a quantidade de violência que diminuiria nos coletivos coma proposta de João Batista!

Transportes que usam animais também foram citados. Nas cidades e em áreas rurais, é comum observar carroças puxando cavalos e, muitas vezes, carregando cargas pesadas. Para acabar com os maus-tratos dos animais e evitar a proliferação de doenças, Gabriela Hidalgo teve a ideia de um projeto que proíbe o uso de carroças e o peso elevado de cargas para animais em áreas urbanas e rurais. Ela acredita que desse jeito protege pessoas e animais!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos