Dia Mundial da Água

Ilustração. Fundo em tons de roxo. No centro da imagem, o planeta Terra em azul e marrom. Do lado esquerdo do planeta sai uma torneira prateada, de onde escorre água. Uma mão desce do lado esquerdo da imagem em direção à torneira.

Quando você está com sede ou quer tomar banho, o que você faz? Abre a torneira, certo? Mas você sabia que, em muitas regiões do mundo e do Brasil, conseguir água pode exigir muito esforço? Pensando nos riscos de ver este bem tão precioso se esgotar, o dia 22 de março foi escolhido como Dia Mundial da Água. É um ótimo momento para todo mundo refletir sobre como anda tratando a água nossa de todo os dias.

Alguns dados

Metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou secaram. 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é água doce e está armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

É isso mesmo: temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 7 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta precisa ser muito bem cuidado. Isso porque demorou muito tempo para nos darmos conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os restos de agrotóxicos e as indústrias. Como não temos o poder de resolver todos esses problemas sozinhos, que tal começarmos com aquilo que é possível?

Algumas dicas

  • Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto se ensaboa.
  • Deve-se manter a torneira fechada enquanto se escovam os dentes ou se faz a barba.
  • Se houver necessidade de lavar o carro, não se deve utilizar esguicho, mas água em um balde.
  • Manter sem vazamentos as torneiras, as descargas, os chuveiros, as boias de caixa d’água e as tubulações é uma ótima atitude para se evitar o desperdício.
  • Os jardins e os gramados devem ser regados com moderação, pela manhã ou à noite.

Pronto para fazer a sua parte?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos