Câmara Mirim 2019 – uma experiência inesquecível

Os participantes do Câmara Mirim chegam a Brasília com muitas expectativas e voltam para casa cheios de novas experiências e amizades. São dois dias de intensos debates, com um grande interesse em aprender e trocar ideias.

A estudante Camilly Vitório, da Escola do Legislativo de Varginha (MG), veio à Câmara dos Deputados pela primeira vez e se disse surpresa com a vivência. “Mudou a minha percepção sobre política. Eu não sabia como funcionava exatamente por dentro, por trás das câmeras, então agora eu tenho uma visão melhor, mais ampla, vai acrescentar muito no meu futuro”, avaliou a deputada mirim. Para ela, o ponto alto do evento foi o debate nas comissões, “porque teve muita dinâmica, a gente conversou, dialogou bastante e entramos todos num acordo”.

Gabriele Almada, da Escola Cidadã de Ibirité (MG), teve impressão semelhante. “Foi um momento em que a gente pôde comentar, falar o que queria mudar, e isso foi magnífico”, resumiu. “Eu pensava que as coisas eram muito fáceis, que era só estalar os dedos e acontecia. A partir do momento que entrei na discussão do projeto, eu pude perceber que não, tudo tem o seu movimento, é muito complexo”, observou.

Os educadores também deixaram suas impressões sobre o Câmara Mirim. “Sem dúvidas, foi uma experiência ímpar na vida dos alunos, na minha, e na da diretora e coordenadora que vieram conosco. Demos um grande passo em direção ao empoderamento e à formação de lideranças na vida dos nossos alunos e, consequentemente, na construção de um espaço mais democrático nas escolas e nas comunidades em que eles vivem. Foi muito trabalhoso chegar até aqui, mas cada segundo de dedicação valeu a pena!”, afirmou a professora Cibely Martins Vieira, da Escola Municipal Professora Margarida Miranda, de Caruaru (PE).

Por falar em Caruaru, veio de lá um super presente recebido com muito carinho pela equipe do Plenarinho: um cordel assinado pelas estudantes Letícia Valéria Gomes da Silva, Letícia Feitosa da Silva e Michaelly Luciano de Oliveira.

“Somos de Caruaru

Cabra arretado da peste

Representando o Margarida

E também todo o Nordeste

 

Quando ficamos sabendo

Foi uma grande emoção

Estávamos muito ansiosas

Para andar de avião

 

Uma coisa eu vou dizer

Uma coisa eu digo sim

A minha vida mudou

Desde que conheci o Câmara Mirim

Ele mudou a minha história

E mudará até o fim”

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos