Pai e filha juntos no Câmara Mirim

Ilustração com fundo em verde, azul e amarelo. No centro da imagem, aparecem da cintura para cima um homem e uma menina. O homem está do lado esquerdo da imagem. Ele é calvo, usa óculos de grau, tem barba e bigode grisalhos e sorri. Do lado dele está uma menina de pele clara, cabelos castanhos na altura dos ombros. Ela sorri e veste uma blusa lilás de mangas compridas. Na frente deles, podemos ler as palavras CÂMARA MIRIM 2021.

 

O Câmara Mirim 2021 foi inesquecível para todos os participantes. Mas para uma família paulista, ele foi ainda mais especial. Pela primeira vez em 16 anos, o evento teve pai e filha inscritos nas atividades.

Aluna do nono ano do Claretiano Colégio de Rio Claro (SP), a estudante Marina Bichara decidiu participar do Câmara Mirim porque queria saber mais sobre como funciona a tramitação de um projeto de lei. Além disso, assuntos relacionados à cidadania sempre tiveram espaço garantido nos papos de família. “Aqui em casa a gente costuma conversar bastante sobre direitos, democracia e política, até porque meu pai é professor de História”, conta a jovem, que também destaca o apoio da professora Marília Navarqui nos preparativos para o evento.

O pai de Marina é Conrado Bichara, professor do Claretiano Colégio de Rio Claro (SP). Ele participa do Câmara Mirim desde 2019. “O Câmara Mirim vem evoluindo muito nos últimos anos. O programa se torna cada vez mais inclusivo, participativo e conseguiu lidar bem com a pandemia, encontrando alternativas para que os jovens continuassem participando. E este ano foi ainda mais especial para mim: para além de tudo, teve a minha filha como deputada mirim”, comemora o educador.

E o orgulho de Conrado não é só por ver o desempenho de Marina. “Dá para perceber que os estudantes estão mais engajados em defesa das minorias, de valores progressistas. É um indício de que o projeto está funcionando e atendendo seu propósito de educar para a democracia”, avalia.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by Davj postado 30/11/2021 13:37

    saquei entendi nada

    • by Turma do Plenarinho postado 30/11/2021 13:40

      O que você não entendeu, Davi?

  • by João Rosa postado 07/04/2022 10:36

    Olha só, olha lá, que legal, que bonito.

    • by Turma do Plenarinho postado 18/04/2022 13:17

      Que bom que gostou, João! Nós também achamos lindo! Abraços da turma

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos