Um bate-papo sobre o Câmara Mirim

Um encontro virtual para tirar dúvidas sobre o Câmara Mirim virou um intenso debate sobre participação política dos jovens, empatia e capacidade de diálogo. A convite da educadora Marilia Navarqui, a coordenadora do Plenarinho, Ana Cláudia Lustosa, conversou, nesta quinta-feira (26), com cerca de 50 estudantes do Claretiano Colégio de Rio Claro (SP). O bate-papo estimulou não só participação no programa, mas reforçou a importância do contraditório e da escuta em uma sociedade democrática.

“Pensar em um projeto de lei nos incentiva a pesquisar para poder debater, a não ficar só na nossa bolha. Isso vai nos tornar adultos emocionalmente estáveis, que conseguem entender argumentos e que nem tudo é como a gente quer. O que mais tem é adulto que não sabe escutar coisas novas, dialogar”, avaliou a estudante Heloísa Fernanda Arena.

Leonardo Celim complementou: “É importante lutar contra a mentalidade de que, para eu conseguir o que eu quero, o outro não pode ter. Precisamos saber lidar com o não e não fazer as nossas decisões prejudicarem os outros”.

Os jovens também ficaram bem animados com a existência de um espaço de escuta para eles. “O medo de falar muitas vezes não nos deixa levar nossas ideias pra frente. Participar do Câmara Mirim não vai transformar o mundo, mas devemos acreditar no poder de pequenas ações levarem a uma grande mudança”, avaliou Giovana Mathenhauer Salvador. “Poder ajudar a tornar tudo melhor faz a gente se sentir poderoso”, pontuou Maria Júlia Beccaro. 

Para Ana Júlia Winter, o bate-papo encorajou a turma a apresentar projeto de lei no Câmara Mirim 2022. “Tinha receio de que nossas ideias não fossem relevantes”, revelou. Estudantes de todo o Brasil podem acessar o formulário e inscrever suas ideias no programa até o dia 03/07. Para saber mais, confira o regulamento do programa.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos