A menina universo

Com apenas 10 anos de idade, ela não tem dúvidas sobre o que quer ser quando crescer: engenheira espacial, para construir foguetes, satélites e desenvolver novas tecnologias. Não é à toa. A alagoana Nicole Oliveira é considerada a astrônoma amadora mais jovem do mundo.  Ela já descobriu 43 asteroides por meio do programa Asteroid Hunters, apoiado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA). Por três vezes, ganhou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além de uma medalha de honra ao mérito pelo trabalho como “cientista cidadã” e um certificado internacional do International Astronomical Search Collaboration (IASC). 

“Desde muito pequenininha, eu ficava olhando o céu, as estrelas, sempre me encantei por tudo isso. Toda vez que faltava energia, todos iam pra dentro de casa e eu ia pro lado de fora olhar para o céu”, conta a estudante que, atualmente, mora em Fortaleza, onde cursa o quarto ano do Ensino Fundamental. 

Nicolinha, como é conhecida, não se esquece da emoção que sentiu ao usar um telescópio pela primeira vez. Seu corpo celeste preferido é Saturno, mas ela não esconde o encanto pela Lua. “Sempre faço questão de olhar, acho muito bonito”, revela. Para “caçar” os asteroides, Nicolinha usa um software chamado Astrometrica, desenvolvido pelo IASC. Em seguida, os achados são enviados à NASA para serem certificados.

Projeto social

Nicole Oliveira tem um perfil no Instagram (@nicolinha2012) e o canal As observações de Nicolinha no YouTube, onde compartilha seus conhecimentos sobre o universo e recebe especialistas para conversas científicas voltadas para o público infantojuvenil. O conteúdo que ela apresenta é tão bacana que seu canal recebeu um selo de qualidade conferido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Se você se impressionou com a lista de feitos da Nicolinha, segura que ainda tem mais! A pequena também fundou um projeto social que atende mais de 100 crianças, com aulas virtuais gratuitas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, ministradas por profissionais renomados, que atuam de forma voluntária. É o Nicolinha&Kids (@nicolinhaekids).

 “Tudo começou porque ela queria dar oportunidade às crianças de participar de eventos e palestras com cientistas e professores especializados nessas áreas. Também formou várias equipes de crianças para participar do caça-asteroides e de observação telescópica através de meet e lives”, detalha, cheia de orgulho, Zilma Oliveira, mãe de Nicolinha. As crianças do clube que já têm experiência se tornam monitoras, sob supervisão dos coordenadores voluntários.

Criança prodígio

Esse histórico impressionante levou Nicole Oliveira a integrar a seleta lista das 100 crianças prodígio do mundo. A cerimônia de premiação do Global Child Prodigy Awards 2022 ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto, e homenageou meninas e meninos que se destacam em diversas áreas, como ciências e artes. Foi a primeira vez que houve a premiação na categoria Astronomia. E também foi a primeira viagem internacional de Nicolinha. “Conheci outras crianças prodígio, conheci o sheik, fiquei muito feliz, foi incrível!”. 

A alegria com que Nicolinha relata cada uma de suas admiráveis conquistas é a mesma de quando conta sobre seus hobbies: ela adora ler, nadar, jogar futebol,  basquete e brincar – de preferência, com foguetes e astronautas! A estudante espera levar conteúdos de astronomia para cada vez mais crianças, incentivando o interesse por essa e outras áreas. Com tanta inteligência, carisma e generosidade, não resta dúvidas de que Nicolinha vai seguir inspirando não só crianças, mas também adultos de todo o mundo!

{Matéria publicada em setembro/2022 }

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Irenilde postado 30/09/2022 15:46

    Nicolinha é o futuro do Brasil. Certíssimo faz quem a apoia, ela é uma garota decidida

    • by Turma do Plenarinho postado 30/09/2022 16:26

      É isso aí, Irenilde! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos