César Lattes

O cientista brasileiro César Mansueto Giulio Lattes deu uma enorme contribuição para a Física, ao comprovar a existência da partícula atômica “méson pi”.

O curitibano nasceu no dia 11 de julho de 1924. A paixão pela ciência começou cedo. Com apenas 19 anos, formou-se em Física e Matemática pela universidade de São Paulo – USP. Estudou em lugares como Inglaterra, Bolívia e Estados Unidos. Foi professor da Universidade Federal de Campinas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

Lattes destacou-se nas pesquisas sobre o átomo. O átomo é a unidade básica da matéria, composto de um núcleo positivo (prótons) envolvido por uma “nuvem” negativa (elétrons). No início do Século XX, cientistas do mundo todo questionavam como os prótons se mantinham unidos no núcleo do átomo. Em 1946, inquieto com a questão, o jovem Lattes foi para a Universidade de Bristol, na Inglaterra, unindo-se a outros dois pesquisadores: Powell e a Occhialini.

Em outros países, os cientistas estavam usando aceleradores de partículas, mas Lattes via mais vantagens em aproveitar os raios cósmicos. Então, resolveu ir para um lugar bem alto: viajou para as montanhas dos Andes, na Bolívia. Lá, ele expôs chapas fotográficas aos raios cósmicos. Ao fazer a revelação das fotos, uma surpresa: apareceram os traços de uma partícula diferente do átomo, o méson pi! Era o início de uma nova fase da Física, a de altas energias ou partículas elementares. Lattes tinha 23 anos.

Prêmios

Pela descoberta, Lattes recebeu muitos prêmios, como o Prêmio Einstein (1950), o Fonseca Costa, concedido pelo CNPq (1958), o Bernardo Houssay, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1978, e o prêmio da Academia de Ciência do Terceiro Mundo (TWAS), em 1988. Foi indicado sete vezes para o Prêmio Nobel de Física, mas somente Powell recebeu a honraria, em 1950.

Lattes foi um cientista muito importante! Alegre, também gostava de contar piadas e em algumas palestras costumava levar os seus cachorros.

No dia 8 de março de 2005, em Campinas (SP), o Brasil e o mundo perderam um de seus maiores cientistas, mas ele sempre fará parte da história da Física!

Em sua homenagem, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) batizou sua base de dados com informações para estudos e pesquisas: Plataforma Lattes.

 

Fontes:

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos