As diferentes sedes da Câmara

Ilustração. Fundo azul. Três imagens não alinhadas, retratam as diferentes sedes da Câmara. Palácio Monroe, Palácio Tiradentes e Congresso Nacional.

Hoje a Câmara funciona ao lado do Senado, em Brasília, no Palácio do Congresso Nacional. Mas nem sempre foi assim… 

Cadeia Velha (1826 a 1889)

A primeira sede da Câmara dos Deputados foi a Cadeia Velha, edifício construído em meados do século 17 para abrigar a Câmara Municipal e servir de prisão, como era costume no Brasil Colonial.

A proclamação da República e a convocação da Constituinte Republicana levaram o Congresso a se instalar no Cassino Fluminense, em novembro de 1890, no período das sessões preparatórias. De 10 de junho a 3 de novembro de 1891, a Câmara funcionou em lugar adaptado no antigo Paço da Quinta da Boa Vista (Palácio de São Cristóvão). Ele serviu de sede ao Congresso Constituinte da República e foi onde tomou posse o primeiro presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca. Hoje é a sede do Museu Nacional.

Palácio Monroe (1914 a 1922)

Como as condições do paço não eram boas, a Câmara voltou a funcionar na Cadeia Velha em dezembro de 1891, onde permaneceu até 2 de setembro de 1914. De 12 de setembro de 1914 a 17 de junho de 1922 a Câmara funcionou no Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal.

Palácio Tiradentes (1926 a 1960)

Preparativos para a grande exposição internacional do Centenário da Independência levaram a Câmara a ocupar, de junho de 1922 a junho de 1926, o edifício da Biblioteca Nacional. Enquanto isso, construía-se o Palácio Tiradentes, no local da antiga sede, Cadeia Velha, onde esteve preso Tiradentes.

Em 1960, com a inauguração de Brasília, a Câmara passou a funcionar no Palácio do Congresso Nacional.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos