Marcos da história brasileira

Ilustração. O funco é azul-claro e o contorno de várias bandeiras do brasil em azul escuro estão espalhadas pelo fundo. No centro, um desenho do mapa do Brasil em verde e, no canto superior direito, uma bandeira do Brasil pequena. No centro da imagem, Zé Plenarinho e Ana Légis olham admirados para o mapa.

É dever de todo brasileiro conhecer o passado, para entender o futuro de nossos dias. Faça uma viagem no tempo e saiba mais sobre a História do Brasil!

1500 – Chegada da esquadra de Cabral ao litoral da Bahia, o que acabaria tornando o Brasil uma colônia de Portugal.

1534 – Começa a colonização efetiva do Brasil, com a divisão do seu território em Capitanias Hereditárias, grandes porções de terra da colônia que são doadas a pessoas que, em troca, têm a obrigação de defender, povoar e colonizar as porções recebidas da Coroa Portuguesa.

1580 – O Brasil passa a viver o período do Domínio Espanhol, que se estendeu até 1640, uma vez que Portugal passou a ser governado pelos reis espanhóis. Nesta época, o Brasil foi atacado e invadido por outros países europeus, destacando-se as invasões holandesas no Nordeste do país.

1750 – Com o ciclo da mineração no interior do Brasil – Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás – ocorreu uma expansão territorial em que os luso-brasileiros ultrapassam a linha de Tordesilhas que separava as terras portuguesas e espanholas na América. Para solucionar o problema, nesse ano, os dois países assinaram o Tratado de Madri, dando ao Brasil a sua configuração atual.

1789 -Tem início a luta contra o domínio português, influenciada pelas idéias iluministas, que defendiam a liberdade, surgindo então a Inconfidência Mineira, primeiro movimento emancipacionista da História do Brasil.

1808 – Mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, dando início a um período em que o príncipe-regente D. João prepara as condições para o Brasil libertar-se de Portugal; a Colônia torna-se a sede do Império português, e a Abertura dos Portos do Brasil rompe o monopólio comercial da Metrópole.

1822 – No dia 7 de setembro, o príncipe D. Pedro, filho de D. João VI, assume os interesse dos liberais brasileiros e proclama a Independência, formalizando o rompimento com Portugal.

1840 – Começa o Segundo Reinado, propriamente dito, quando o Golpe da Maioridade leva D. Pedro II ao poder com quinze anos incompletos; este é o período em que o Brasil se transforma com a expansão do café, com o fim do tráfico negreiro, o início da imigração e a fase em que começam as primeiras atividades industriais no Brasil, com o barão de Mauá.

1888 – Depois de uma campanha abolicionista, fortalecida com a Guerra do Paraguai (1864-1870), é extinta a escravidão no Brasil, com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio.

1889 – Neste ano, dando êxito ao movimento republicano iniciado em 1870, republicanos civis, em que se incluem, principalmente, os cafeicultores, aliam-se aos militares e derrubam a monarquia. Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República do Brasil.

1930 – Com o início da República brasileira, o setor cafeeiro assume o controle da vida política do país, graças ao seu poder econômico, dando início à fase da República das Oligarquias. Esta foi derrubada com a Revolução de 1930, quando se iniciou a Era Vargas. A Era Vargas estendeu-se até 1945 e foi marcada pela modernização do Estado e da economia brasileira.

1960 – Durante o governo de Juscelino Kubitschek, marcado pelo crescimento da industrialização, é inaugurada a cidade de Brasília, construída para ser a nova capital do Brasil, possibilitando a interiorização do desenvolvimento, ideia que fazia parte do Plano de Metas do Presidente JK.

1964 – No dia 31 de março, um golpe militar depôs o então Presidente João Goulart, encerrando a fase da República Liberal, iniciada depois da Era Vargas em 1945. Os militares implantaram um regime autoritário e centralizado, em que se limitou a participação política e restringiram-se os direitos e as garantias individuais.

1985 – Na última eleição indireta para a Presidência da República, realizada pelo Colégio Eleitoral, uma aliança democrática deu a vitória a Tancredo Neves e José Sarney, encerrando o ciclo militar e dando início à redemocratização do Brasil, com a instauração da Nova República. Tancredo morreu antes de tomar posse.

1989 – Acontece a primeira eleição presidencial direta após o regime militar. O eleito foi Fernando Collor de Mello, o “Caçador de Marajás” (apelido que recebeu da imprensa por ter adotado medidas contra os interesses de funcionários alagoanos de altos salários quando ele era governador de Alagoas). Após uma votação cheia de expectativa por parte dos eleitores, Collor tomou posse como presidente da República em 1990.

1992 – Estudantes de todo o Brasil pintaram o rosto de verde-amarelo, vestiram-se de preto e tomaram as ruas para exigir o impeachment (retirada do governo) do presidente Fernando Collor de Mello, devido a acusações de corrupção. A mobilização ficou conhecida como Movimento dos Caras Pintadas.

2010 –  Mais de um milhão e meio de pessoas em todo o Brasil assinaram o projeto de lei Ficha Limpa (eram necessárias 1 milhão e 300 mil assinaturas, para que a proposta pudesse chegar ao Congresso Nacional). Com sua aprovação, se uma pessoa tiver qualquer condenação por corrupção (ou crimes graves), fica proibida de se candidatar a cargo político.

2016  No dia 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff foi afastada do cargo de presidente da República. As acusações eram de desrespeito à lei orçamentária. Em seu lugar, tomou posse, como presidente do Brasil, seu vice, Michel Temer.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

4 Comentário(s)

  • by nataliene Sousa Porto postado 14/07/2023 10:51

    òtimas ideias.

    • by Turma do Plenarinho postado 14/07/2023 12:10

      Legal, Nataliene! Abraços da Turma!

  • by Fernanda postado 16/04/2024 16:24

    Obrigada, ajudou muito do trabalho escolar do meu filho.

    • by Turma do Plenarinho postado 16/04/2024 17:09

      Que bom, Fernanda! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos