Machado de Assis no Parlamento

Ilustração. O fundo mostra o céu em tons de cor de laranja e no centro há um grande castelo preto e branco com várias torres de teto arredondado. Ao lado do castelo, no centro da imagem, Machado de Assis aparece da cintura para cima enquanto escreve em um bloco de papel branco com caneta laranja. Ele é um homem de cabelos e bigodes pretos, pele escura e grandes olhos castanhos. Ele veste camisa azul e gravata verde.

Machado de Assis foi um dos personagens mais marcantes que passaram pelo Senado! Mas como? Calma, vamos contar.

Aos 20 anos de idade, Machado de Assis escrevia para o jornal Diário do Rio de Janeiro, um dos mais importantes da cidade. Nessa época, trabalhava como representante do jornal no Senado. (Naquela época, o Parlamento não ficava em Brasília, tinha sede no Rio de Janeiro.) O jornalista e escritor não costumava tomar notas: guardava tudo de cabeça, até mesmo o modo como as pessoas se vestiam e o lugar onde se sentavam! Depois, chegava à redação do jornal e escrevia sua reportagem.

Machado passava os dias no Senado, observando os políticos e conversando com alguns amigos. Muitos anos mais tarde, escreveu o conto “O Velho Senado”. Nesse texto, ele apresenta curiosidades sobre o Senado e a Câmara dos Deputados. No conto, fala de imagens publicadas pela imprensa, dos jornalistas que frequentavam o ambiente e da movimentação dos parlamentares.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos