Badminton, esporte estranho?

Ilustração. Xereta e Zé estão na praia e jogam Badminton. Os dois seguram uma raquete de cabo fino e jogam de um lado para outro um tipo de bola de onde saem várias penas, parecida com uma peteca.

Pode até ser estranho, mas é o segundo mais praticado no mundo, só perdendo para o futebol. Pois é! Esse esporte diferente, que surgiu na Índia, é muito famoso nos países asiáticos. Por lá muitos jogadores se destacam e são profissionais famosos, conhecidos como os nossos craques dos gramados. Só na China são 12 milhões de praticantes!

Mas como funciona esse esporte?

O badminton é parecido com o tênis. As diferenças são o tamanho da quadra (a do badminton é menor), a altura da rede (a do badminton é mais alta) e a principal: a bolinha dá lugar a uma peteca!

Regras

O badminton pode ser jogado em dupla ou individualmente. O jogo é disputado em melhor de três sets de 21 pontos cada, e vence quem atingir a marca primeiro. Os pontos são marcados quando o jogador que sacou consegue fazer com que a peteca toque a quadra do adversário. Então, na verdade, o badminton é um jogo de peteca “chique”, com regras bem definidas.

O Brasil tem medalha! 

 

Apesar de ser pouco conhecido no nosso país, nossos atletas já voltaram de olimpíadas e Pan-Americanos trazendo no peito medalhas de bronze e prata!

“Estou feliz porque cada vez mais pessoas estão conhecendo o badminton”, disse Guilherme Kumasaka, um dos medalhistas.

Pratique esporte

Luiz de França, técnico do esporte, lembrou uma coisa muito legal: “Qualquer esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Só de deixá-las ocupadas já faz toda a diferença”, disse.

“O badminton desenvolve a coordenação motora, a disciplina de atleta, agilidade de pensamento, a velocidade, e claro, a preparação física”, garante o técnico que também adora praticar a modalidade.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos