Biel Baum e a alimentação saudável

Desenho. Em frente ao fundo em tons de azul, uma mesa cinza no centro. EM pé em frente à mesa, um menino de cabelos lisos e castanhos, na altura do pescoço. Ele veste roupa de cozinheiro, um casaco branco fechado com dois botões, um em cada ombro. Na cabeça, um grande chapeu branco e arredondado, Ele segura uma colher de pau com uma das mãos e, com a outra, que veste luva laranja, segura uma grande panela prateada com um líquido marrom dentro.

Criança pode abrir um empreendimento, ter um programa de televisão próprio, dar palestras, escrever  livros, cozinhar! Quer ver como? O nosso convidado de hoje já fez tudo isso e só tem 14 anos.

Gabriel, mais conhecido como Biel Baum, sempre se revoltou com a falta de comida para boa parte da população e com os perigos de alimentos industrializados, transgênicos e cheios de agrotóxicos.

A mãe de Biel era diretora de uma ONG (Organização Não Governamental) onde cuidava de crianças com problemas renais. Com quatro anos de idade, ele conheceu essas crianças e ficou muito triste com o caso delas. Por ainda ser muito jovem, o máximo que podia fazer na época era fingir que suas roupas estavam pequenas para poder doá-las. E era isso o que ele fazia! Com o tempo, descobriu que podia mais e procurou mudar essa situação trabalhando contra a origem do problema, a má alimentação. Fã do Chef de cozinha Jamie Oliver, Biel começou a cozinhar e aprender mais sobre as vantagens de alimentos saudáveis. “Pretendo conscientizar as pessoas e ajudar as crianças e jovens a terem melhores decisões de consumo” diz o jovem.

Com a ajuda de sua mãe, conseguiu um programa no qual ensina crianças a cozinharem. Durante esse tempo escreveu um diário, que se tornou um livro, “Meu diário para Jamie Oliver – Realizando sonhos e inventando receitas”. As rendas são revertidas para a “Escola com Asas” um projeto seu e de sua família, que é uma rede de aprendizagem livre que estimula crianças, jovens e adultos por meio de empreendedorismo social. Este jovem também criou a “Imagine & Coma”, uma startup que ficou entre as 10 melhores do Brasil em 2014.

Biel tem hoje 14 anos e está envolvido com vários projetos, em prol de causas sociais no Brasil e na África, além de continuar com programas de televisão e web. Para apoiar, basta enviar um e-mail para baumbiel@gmail.com.

Ele ainda deixa uma mensagem para as crianças e jovens. “… Simplesmente viver intensamente os seus dias no presente e serem a cada dia o melhor que podem para elas mesmas. Se todos entenderem que podem colaborar em vez de competir, todos terão oportunidade de terem seus sonhos realizados.” Afirma Biel Baum.

Grande historia, né?

(matéria originalmente publicada em 1º/4/2016)

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos