Biologia

Desenho de uma paisagem com árvores baixas verdes, céu azul e uma grande árvore de tronco marrom e folhas verdes do lado direito da imagem. Em frente a essa árvore, Zé Plenarinho aponta sorrindo para dois morcegos que dormem de cabeça para baixo pendurados em um dos galhos da árvore. Do seu lado, um homem de longos cabelos cacheados castanhos e presos para trás, barba e óculos sorri e também olha para os morcegos, enquanto escreve em uma folha de papel presa a uma prancheta. O homem e Zé vestem jaleco branco por cima de camisa verde.

O biólogo é o profissional que estuda os seres vivos – sua origem, evolução e estrutura. Há pelo menos 50 áreas em que ele pode atuar. Entre elas, estão a Biologia Celular, a Ecologia, a Paleontologia, a Anatomia, a Fisiologia e a Evolução.

Compreender o funcionamento dos organismos vivos, como eles interagem uns com os outros e com o meio onde vivem, permite perceber como as mudanças evolutivas aconteceram ao longo do tempo, favorecendo umas espécies em detrimento de outras.

Este conhecimento é fundamental para evitar e prevenir doenças. Também permite que se façam previsões em relação ao impacto do ser humano sobre as outras espécies e sobre a própria humanidade.

Charles Darwin

Chamado por muitos de Pai da Biologia, este cientista inglês revolucionou o pensamento da humanidade com a sua Teoria da Evolução.

Em seu livro “A Origem das Espécies”, publicado em 1859, Darwin explica a evolução por meio do processo da seleção natural: indivíduos com características favoráveis viveriam mais e conseguiriam deixar mais descendentes. A persistência destas características ao longo do tempo acabaria modificando de forma permanente uma determinada espécie.

O cientista viajou durante quatro anos e nove meses, a bordo do navio Beagle, aproveitando para reunir dados e tentar comprovar sua teoria. Chegou a visitar o Brasil, o Chile, as Ilhas de Cocos, o continente africano e muitos outros países.

Darwin morreu em 1882, ainda trabalhando sobre diferentes aspectos de sua teoria. Continua sendo muito respeitado até hoje!

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos