O Câmara Mirim faz a diferença!

A Escola Maroja Neto é uma inspiração para todas as escolas de ensino fundamental que queiram possibilitar a seus estudantes a vivência política de verdade.
A escola Maroja Neto fica em Belém do Pará. Em 2013, a professora de Português Tânia Monteiro soube do Câmara Mirim, do Plenarinho. Ela viu, no processo de seleção dos estudantes que viriam a Brasília, mais uma oportunidade para o exercício da educação pela cidadania. Onze estudantes foram selecionados para serem “deputados por um dia”. A professora destacou que os jovens selecionados procuraram conhecer o trabalho parlamentar de cada um dos 17 deputados federais paraenses.

A experiência desses meninos e meninas foi tão bem-sucedida que eles foram convidados para participar de uma sessão legislativa da Câmara Municipal de Belém. Lá puderam ativar o protagonismo juvenil diante dos problemas vividos pelos estudantes. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na fase preparatória ao Câmara Mirim. Dois deles ganharam voz e subiram à tribuna diante dos parlamentares para falar da importância da participação no projeto e quais as temáticas que iriam defender.

O Câmara Mirim é um exemplo de como a participação pode provocar mudanças, promover um conhecimento vivo e divertido sobre a prática política e gerar resultados que vão muito além do plenário e dos portais da Câmara dos Deputados.

No link a seguir, você pode acessar o artigo que a Professora Tânia publicou na revista E-Legis, com todos os detalhes da experiência: “Oralidade e Cidadania: alunos da Escola Estadual Maroja Neto ganham voz e voto no Projeto Câmara Mirim”: oralidade-e-cidadania-tania-monteiro-elegis

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos