O Brasil dos imigrantes

Ilustração. A imagem é toda em tons de preto e branco e marrom claro, como foto bem antiga; O cenário é um porto. Aparece o ceu com nuvens brancas, um grande navio e o chão de madeira. Uma família caminha pela madeira. Um homem de terno sem gravata e um chapéu do tipo boina carrega uma grande mala em cada mão. Do seu lado, uma mulher de cabelos presos em um coque usa um vestido comprido de saia bem rodada. Ela usa uma bolsa que atravessa seu tronco e carrega no colo um bebê.

É verdade que o Brasil foi descoberto em 1500, por portugueses. Mas, de lá pra cá, muitos outros povos vêm “descobrindo” o nosso país a cada ano.

Foram pessoas que saíram de seus países de origem e vieram para esta terra “onde se plantando tudo dá”. Aliás, o motivo de muitos deles terem se mudado para cá foram exatamente as plantações de cana e café, no comecinho da nossa história. Sem a presença de tantos imigrantes, o Brasil não teria essa mistura de raças, religiões e sotaques, tão legal de se ver.

Muitos deles vieram para trabalhar, é verdade, mas encontraram aqui carinho e uma energia contagiante. Tanto que muitos deles se consideram “brasileiros de coração”, de tão bem recebidos que foram.

O professor de História Anderson Lira disse que a imigração tinha fins políticos. “O objetivo, na época, era fazer alianças para manter a estrutura econômica do País”, afirmou. Mas isso foi logo após a proclamação da Independência, em meados do século dezenove. Depois de algum tempo, os imigrantes vinham principalmente para procurar empregos e um lugar livre de guerras.

Os imigrantes ajudaram a formar nossa cultura e são a maioria em algumas cidades do nosso país, sabia? Africanos, suíços, alemães, italianos, poloneses, japoneses… São muitos os povos que ajudaram a formar o Brasil, e todos eles trouxeram de seus países influências importantes, seja na cultura, idioma e até mesmo na forma de agir e pensar do brasileiro.

Vamos conhecer a história de alguns desses povos que nos ajudaram tanto, e que até hoje compõem a nossa tão misturada população. Quer saber quem são eles? Então, vamos nessa!

AFRICANOS
Quando vieram?
A escravidão começou no Brasil no século XVI (dezesseis), mais precisamente no ano de 1559, quando os portugueses decidiram enviar negros africanos para o trabalho escravo por aqui. Mas já havia muitos no País antes disso. Eles eram capturados e vendidos para outras nações por traficantes que também eram negros. Isso porque a escravidão era uma forma de pagar dívidas, ou ainda um tipo de prêmio, porque, quando havia guerra entre tribos, os perdedores eram feitos escravos.

SUÍÇOS
Quando vieram?
Os primeiros imigrantes suíços desembarcaram no Brasil no século XIX (dezenove), entre 1818 e 1820.

Por que vieram? O que faziam aqui?
Eles vieram para cá à procura de trabalho e lugar para morar. Foram atraídos pelas promessas de Dom João VI de doar lotes de terras onde poderiam viver e trabalhar. Até contrato oficial foi firmado.

ALEMÃES
Quando vieram?
Eles chegaram em 1820, em vários grupos, e foram enviados para várias cidades diferentes.

Por que vieram? O que faziam aqui?
No início do século XIX, a Alemanha passava por um processo de industrialização que pedia mão-de-obra especializada. Isso fez com que muitos artesãos e trabalhadores rurais ficassem sem emprego. No Brasil, acontecia o inverso! Muito trabalho e muita terra para quem estivesse disposto a cultivá-la. Foi então que o rei Dom João VI mandou buscar imigrantes de lá. Os alemães tinham ordem imediata para o início do trabalho nas lavouras. E eles capricharam. Isso porque, na Alemanha, a tecnologia agropecuária era bem mais avançada.

Também foram os alemães que implantaram as primeiras indústrias da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Começaram como pequenas oficinas e foram crescendo. Muitas dessas indústrias existem até hoje, o que mostra a grande contribuição dos alemães no município carioca.

ITALIANOS
Quando vieram?
Os imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil em 1875, e se instalaram mais nos estados do Sul e Sudeste do Brasil, principalmente em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas também encontram-se registros de italianos em Minas Gerais, Espírito Santo, e nas regiões Norte e Nordeste do País. O maior número de imigrantes italianos veio entre os anos de 1880 e 1930.

POLONESES
Quando vieram?
A onda de imigração polonesa foi maior entre os anos de 1869 e 1920.

Por que vieram? O que faziam aqui?
No começo, ainda no século XIX, eles vieram para cultivar terras e se tornarem pequenos fazendeiros. Já na década de 1920, vários imigrantes poloneses judeus foram para São Paulo, fugindo do desemprego causado pela fraca economia polonesa, que tinha pouquíssimas indústrias e estava perdendo feio para o resto da Europa. Em Sampa, a maioria deles virou comerciante de pequenas lojas. Outra parte, cerca de 20%, foi trabalhar nas indústrias paulistas como operários.

JAPONESES
Quando vieram?

A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX (vinte), mais precisamente em 1908, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Mas a maior parte dos imigrantes chegou mesmo foi na década de 1920-1930. Os pais de Mieko Kagi Sato vieram nessa época. A senhora, que hoje tem 73 anos, lembra como os pais sofriam para se comunicar. “Eles não falavam português. Essa foi a maior dificuldade que eles encontraram aqui”, disse, ainda com um sotaque carregado, pois ela também é japonesa.

De onde eram?
De praticamente todas as ilhas do Japão.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos