Cuide bem do que é de todos!

Ilustração. Cadeiras, escultura de um anjo e quadros compõem o fundo. A Turma do Plenarinho anda pelo Salão Verde, dentro do Congresso Nacional.

Você sabe o que é um bem? Pode ser uma pessoa querida, uma qualidade, um valor ou uma coisa. Por exemplo, sua mochila, seu livro, seus brinquedos são seus bens. Todos os seus bens juntos formam o seu patrimônio.

Mas não são apenas pessoas que têm patrimônio. Cidades e países, por exemplo, também têm seu patrimônio. Prédios, esculturas, praças, obras de arte, e até mesmo danças folclóricas podem fazer parte do patrimônio de um país. Então, os bens culturais materiais podem ser objetos, documentos, pinturas, esculturas e artefatos, enquanto os bens culturais imateriais são manifestações populares e danças folclóricas. Exemplos de bens imateriais do nosso país são a Folia de Reis, panelas de barro no Espírito Santo, cerâmica e bonecos de barro do Nordeste representando cangaceiros, retirantes, vendedores, músicos e rendeiras, sendo os mais famosos os de Pernambuco, do Mestre Vitalino.

O que é patrimônio cultural?

A união desses bens forma o patrimônio cultural de uma nação. O nosso patrimônio cultural faz parte da nossa história e nos ajuda a identificar o que é o Brasil, quem somos, e qual o nosso papel na sociedade. Ao preservar o patrimônio estamos garantindo que as futuras gerações conheçam nossa história e nossas realizações.

Por isso, é tarefa de cada um preservar os bens culturais, que são de todos. E você também está incluído nesse papel.
O problema é que nem sempre as pessoas sabem preservar esses bens, o que pode comprometer toda a obra. Por isso, aí vão algumas dicas preciosas para você ajudar a conservar os bens culturais, numa visita à Câmara ou a qualquer outro lugar:

– As obras de arte expostas não devem ser tocadas, limpas ou manipuladas por pessoas sem conhecimento prévio ou treinadas para este fim.

– Deve-se evitar comer ou beber próximo a essas obras, porque as migalhas podem atrair insetos que vão danificá-las.

– Não fotografe as obras com flash.

– Não tente limpar, remover manchas ou consertar bens que por algum motivo estejam em más condições – nesse casos , deve-se contatar a equipe de profissionais especializados.

– Não fixe fitas adesivas, cartazes ou pôsteres em bens culturais.

O Plenarinho preparou uma revistinha superlegal para você se divertir e aprender um pouco mais sobre o assunto!

 

A versão impressa dessa revistinha não está disponível para distribuição. Baixe-a em pdf aqui.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

6 Comentário(s)

  • by Patrícia postado 09/03/2018 10:36

    Olá
    Gostaria muito de receber os livrinhos da coleção plenarinho
    Se puderem me enviar segue meus dados. Desde já obrigada
    Patricia soares de oliveira
    Rua santa maria,87. Bairro safira
    Cidade Muriaé mg
    Cep 36883063

  • by Ana Paula Correia postado 08/02/2019 13:26

    Bom dia!
    Muito bom, encontrei uma forma melhor de mostrar como tratar bem do próximo.

    • by Turma do Plenarinho postado 08/02/2019 14:05

      Que bom saber, Ana Paula! Abraço da Turma.

  • by flora postado 22/08/2021 02:29

    Olá, tudo bem? Meu nome é Flora, gostei muito dessa matéria e ela ajuda as crianças a encontrar uma forma melhor de mostrar como tratar bem e ter amor ao próximo.

    • by Turma do Plenarinho postado 23/08/2021 13:03

      Exatamente, Flora! E se todo mundo cuidar, todo mundo vai poder desfrutar dos patrimônios por muito mais tempo! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos