Educação é direito de todos!

Ilustração de uma sala de aula com portas e mesas em tons de marrom. Na frente do quadro verde de giz, onde está escrito "vídeo ecologia", está uma professora. Ela é loira de cabelos curtos e espetados para cima. Usa óculos de armação redonda e tem olhos azuis. A professora veste um casaco branco por cima de blusa verde e calças azuis e segura um livro de capa laranja. Do seu lado estão Zé, que está com as duas mãos para frente com os polegares para cima, Xereta, que segura um microfone e Adão, que tem uma das mãos fechada e outra aberta na sua frente. Na frente de todos, está Vital que aponta para eles uma câmera de vídeo e sorri. Todas as crianças vestem uniforme: camiseta branca com detalhes vermelhos na gola e nas mangas.

Você sabia que, no Brasil, há uma Constituição (o documento das leis do País), que protege integralmente as pessoas? É ela que assegura às crianças, por exemplo, direitos como os de brincar, de se divertir, praticar esportes, opinar, serem livres e tratadas com dignidade e respeito. A Constituição garante também o direito de estudar (Artigo 205). E quem garante o direito à educação é o Estado. Como? Com parte dos impostos que a população paga todo ano por meio do Imposto de Renda.

O Artigo 212 da Constituição diz que 18% dos impostos arrecadados pelo governo federal e 25% dos estados e dos municípios devem ser obrigatoriamente aplicados em criação e manutenção de escolas públicas brasileiras.

Fique de olho nas contas do seu Estado. Procure saber se o dinheiro da educação está sendo aplicado na educação!

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos