A linguagem de Machado de Assis não é muito fácil para as crianças entenderem. Mas foi criado um livro para o público infantil, chamado Para conhecer Machado de Assis, com estilo leve e agradável, como uma obra de ficção, que narra a trajetória desse menino pobre e curioso. O livro foi escrito pelas especialistas Anita Correia, Keila Grinberg e Lucia Grinberg. A Turma do Plenarinho conseguiu uma entrevista exclusiva com uma das autoras, a professora de História Anita Correia Lima de Almeida. Acompanhe a conversa e descubra detalhes do livro, que é cheio de textos explicativos e recheado de atividades bem legais, como a montagem de uma biblioteca e até uma receita de sorvete.
– Por que vocês resolveram escrever um livro infantil sobre o escritor Machado de Assis?
Como professoras de História, sempre pensamos que o Machado era uma figura muito interessante para nos ajudar a conhecer o século XIX, mas que era muito difícil para as crianças, porque o texto não é fácil. Mas a gente também pensava que o primeiro contato era de alguma forma importante. Então, achamos que era uma boa idéia fazer uma biografia, porque assim a criança podia começar a entrar no universo do escritor a partir da vida dele, e não da obra.
– Que tipo de pesquisas tiveram de ser feitas para contar a história de Machado de Assis e quanto tempo o livro demorou para ser escrito?
– Levamos alguns meses, mas foi muito divertido fazer esse livro. Há várias biografias sobre o Machado. E, além disso, pesquisamos bastante na Academia Brasileira de Letras.
– O livro apresenta várias atividades. Qual o objetivo desses experimentos e tarefas?
– O nosso desejo era justamente que a criança encontrasse coisas legais para fazer enquanto estivesse lendo o livro – ir para a cozinha fazer um sorvete ou construir um jardim em miniatura – para ela ir se animando com a idéia de conhecer o Machado. E, depois, quem sabe, ficasse com vontade de ler os livros que ele escreveu, de entrar no texto do próprio Machado.
– Que recado deixaria às crianças amigas do Plenarinho?
– Meu recado vai ser um desafio. Uma das frases mais famosas do Machado, falada por um personagem de um de seus romances, é a seguinte: “Ao vencedor, as batatas.” O que isso significa? Pergunte aos adultos, pesquise na internet e tente decifrar esse enigma!
E aí, Plenamigo? Gostou do desafio da autora Anita? Vai tentar descobrir o que significa “Ao vencedor, as batatas”? Vamos dar mais um tempinho para você tentar desvendar esse enigma. Enquanto isso, continuamos falando mais sobre nosso autor.
Casa de Machado de Assis
A autora Anita disse que, na elaboração do livro, a maior parte de suas pesquisas foi feita na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lá no segundo andar do prédio, encontra-se o Espaço Machado de Assis, que abriga o “Núcleo de Informação e Referência” sobre a obra dele, a “Galeria de Exposições e a Sala de Projeções”, onde se podem assistir a filmes e vídeos relativos ao universo do autor.
Mas você sabe o que é a Academia Brasileira de Letras e por que é conhecida como a “Casa de Machado de Assis”? A ABL é uma associação de intelectuais, artistas e amantes da Literatura, fundada em 1897 no Rio de Janeiro. Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia, e a presença dele na instituição sempre foi muito forte. A ABL procura proteger a língua, a cultura e os mais importantes escritores brasileiros.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
11 Comentário(s)
O Machado de assis era triste… que pena.Queria que continuasse com os pais.
Muito legal! Eu agora aprendi sobre Machado de Assis.
Que bom, Ravi!! Ficamos muito felizes com a sua mensagem! Abraço da Turma
Eu quero um livro
Oi, Ingridy! Não temos livros para distribuição, mas podemos enviar revistinhas para sua escola. Peça ao seu professor ou a sua professora que faça uma solicitação pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform. Abraço da Turma
oi tudo bem
Tudo bem, Carlito! Abraços da Turma!
gostei porque estou pesquisando personalidades negras pra escola e nao quis escolher a marielle que a professora pediu porque nao achei coisas boas que ela fez. entao escolhi o machado de assis. gostei
Que bom, Manu! Nosso portal tem várias personalidades negras muito legais! Em maio, publicamos uma página especial reunindo várias delas, além de informações sobre a luta dos negros por liberdade e igualdade: https://plenarinho.leg.br/index.php/a-luta-dos-negros-por-liberdade-e-igualdade. Abraços da Turma!
oi turma eu estou estudando sobre machado de assis na escola e presiso fazer um projeto sobre ele e agora tudo ficou mais facil com as informações sobre ele obrigada.
Ah, que bom, Liloca! Ficamos felizes em saber. Abraços da Turma!
Comente!