Menstruei

Sobre o fundo rosa claro, está uma mulher negra, de cabelos castanhos escuros e repicados até a altura da nuca. Com as sobrancelhas curvadas acima dos olhos castanhos e um sorriso leve. Nos lábios usa batom cor de rosa claro. Veste uma blusa azul. Com uma das mãos, segura um pacote de absorvente nas cores laranja e branco. Com a outra mão, segura caneta vermelha e circula uma data no calendário que está em cima de uma mesa verde.

Por volta dos 12 anos, mais ou menos, o corpo das garotas passa por uma transição importante. Crescem pelos, mamas, o bumbum e quadris. Mas a marca definitiva de que uma nova fase está começando é, mesmo, a menstruação. Já aconteceu com você, menina? Já sabe como agir?

Durante as entrevistas que Xereta fez com algumas adolescentes em um shopping de Brasília, ao tocar no assunto menstruação, todas as meninas paravam de sorrir e ficavam sérias, tímidas e algumas davam um jeito logo de mudar o papo. Não precisa disso, viu!?

A ginecologista Sílvia Kenj contou que esse tabu em torno do nome menstruação vem da época das nossas avós, quando não se podia tocar no assunto. Naquela época, menstruação era sinônimo de sujeira. No entanto, muito tempo se passou e essa vergonha tem de ser mandada pra longe.

Afinal, durante toda a sua vida, você irá menstruar entre 300 e 500 vezes, cada uma durando entre dois e dez dias. Então, está na hora de encarar este fato com naturalidade e aceitar o que está acontecendo com seu corpo, certo?

Absorvente

Fiquei menstruada. Que tipo de absorvente eu devo usar? Essa pergunta vem à cabeça assim que a menina vai ao supermercado e olha prateleiras enormes com uma grande variedade de marcas, tamanhos e formatos de absorventes higiênicos. Para a doutora Sílvia, o tipo de absorvente deve ser escolhido pela própria garota, de acordo com o fluxo de sangue. “Na fase inicial eu recomendo um absorvente externo, a não ser que a garota faça natação, equitação e precise realmente de um interno”, disse. “A dica é não escolher um perfumado, porque pode dar reação alérgica”, completa.

O absorvente externo é aquele que você prende à calcinha. Ele pode ser descartável, isto é, você retira a fita de proteção adesiva e gruda na calcinha, usa e depois joga no lixo. Ou pode ser um modelo reutilizável, feito de tecido impermeável, que você pode lavar depois de usar. Hoje em dia, tem até calcinha absorvente, lavável, feitas com várias camadas de tecido e um forro impermeável. Seja qual for a sua escolha, o ideal é que você troque em até quatro horas, mas isso vai depender muito de como é o seu fluxo – se for intenso, esse tempo pode ser menor. Ao se sentir desconfortável, é porque provavelmente a hora da troca chegou. Mas não espere muito tempo para não haver vazamentos.

Se você quiser nadar e precisar de um absorvente interno, saiba que ele cumpre a mesma função do externo, mas fica dentro do seu corpo. Há modelos descartáveis e o coletor menstrual, um copinho de silicone especialmente feito para conter o fluxo. Se optar por esses modelos, é legal contar com ajuda médica para aprender a colocá-los e retirá-los corretamente.

TPM

O ciclo menstrual não é nenhum bicho de sete cabeças, mas 75% das mulheres sentem dor e desconforto por causa dele. As consequências da menstruação geralmente aparecem na forma de irritação e alterações no humor. A garota pode ficar também mais sensível, mais chorona, ter dificuldade de concentração, além de apresentar seios mais doloridos, barriga inchada, dor no quadril, nas costas, cólica e dor de cabeça.

Esse período de dor e irritação é chamado de tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Pode aparecer uma ou duas semanas antes da menstruação descer, mas também pode se prolongar durante a menstruação e até depois.

Para quem sofre desse mal, a ginecologista deu algumas dicas espertas. Preste atenção:

“Minha dica principal é cuidar da alimentação. Não coma produtos que tenham cafeína – como café, refrigerantes à base de cola, doces, chocolates, e tudo mais que possa reter líquidos. Além disso, atividades físicas são muito bem-vindas. E se nada disso adiantar, existem medicações para melhorar os desconfortos. Mas o ideal é ir a um médico primeiro. Nada de tomar remédios sem a indicação de um especialista”.

Com informações do livro Coisas que toda garota deveria saber – Samantha Rugen

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos