Parlamentos de língua portuguesa

Ilustração. Fundo com imagens das bandeiras: Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiana, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste. Zé Plenarinho está no centro da imagem com a boca aberta e a língua para fora. Na sua língua tem o desenho da bandeira de Portugal.

Quem pensa que o Poder Legislativo é igualzinho em todos os países está muito enganado. Mesmo nos países que falam a mesma língua, há diferenças. No Brasil, por exemplo, esse poder concentra-se no Congresso Nacional – formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Já em Moçambique, o parlamento não está dividido em duas Casas. Para descobrir mais diferenças entre os países que falem a nossa língua, é só seguir lendo este texto!

Parlamentos de Língua Portuguesa

Moçambique 

Moçambique é um país da África vizinho da Zâmbia, Malawi e Tanzânia. O país, cuja capital é Maputo, tem o metical como moeda oficial e fala o português.

Em Moçambique, o Poder Legislativo é formado pela Assembleia da República, com 250 membros, eleitos para um mandato de cinco anos.

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau é um país africano vizinho do Senegal e da Guiné. Além do território continental, o país inclui ainda cerca de 80 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós. Bissau, a capital, é a cidade mais importante do país, tendo o porto e o aeroporto internacional. Guiné-Bissau exporta peixe e frutos do mar, além de amendoim, sementes de palma e madeira.

A língua oficial do país é o português e a moeda é o franco CFA.

O Poder Legislativo é formado pela Assembleia Nacional Popular, com 100 membros, eleitos para quatro anos de mandato.

Cabo Verde

Cabo Verde é um país africano constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 500 km da costa africana, e possui 420.979 habitantes (julho de 2006). Outros vizinhos próximos do país são: Mauritânia, Gâmbia e Guiné Bissau.

A capital do país é Praia, e sua moeda oficial é o escudo cabo-verdiano.
Pertenceu a Portugal até 1975, quando se tornou independente. Hoje é uma república parlamentarista, com um equilíbrio entre o primeiro-ministro e o presidente da República.

O Poder Legislativo é unicameral, formado pela Assembléia Nacional, composta por 72 deputados, eleitos pelo voto direto para um mandato de cinco anos.

Conheça o site do governo de Cabo Verde.

Brasil

O nosso País é composto por 26 Estados e o Distrito Federal, onde se localiza a capital, Brasília. A moeda é o real. Cada estado tem seu próprio governo.

O governo é dividido em três Poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. O Poder Legislativo é representado pelo Congresso Nacional, em sistema bicameral, ou seja, pela Câmara dos Deputados, com 513 deputados federais, e pelo Senado Federal, com 81 senadores.

Angola

Angola é um país da África que faz fronteira com Congo, Zâmbia e Namíbia. O país tem a cidade de Luanda como capital. A moeda oficial é o Kwanza, e o idioma falado é o português. Angola é um país rico em recursos minerais. Entre eles destacam-se o petróleo, diamante, ferro, cobre e ouro.

O regime político é o semipresidencialista, com os seguintes órgãos do Estado: Presidência da República, Assembléia Nacional, Governo e os Tribunais.

O Poder Legislativo é formado pela Assembleia Nacional, com 220 membros eleitos para um mandato de quatro anos.

Conheça a página do parlamento angolano.

Timor Leste

O Timor Leste é um dos mais jovens países do mundo. Localiza-se na ilha de Timor, na Ásia. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia. O país, cuja capital é Dili, usa o dólar como moeda, e as línguas oficiais são o tétum e o português.

A república do Timor Leste tem um presidente e um primeiro-ministro.

O Poder Legislativo é formado pelo Parlamento Nacional, com no mínimo 52 membros e, no máximo, 65. O mandato parlamentar é de cinco anos.

Mais detalhes podem ser encontrados no site do parlamento do Timor Leste.

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é um conjunto de ilhas localizadas no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias outras ilhotas.

Sua moeda oficial é a dobra, e a capital do país é São Tomé. O idioma mais falado é o português.

O sistema Legislativo é unicameral, formado por uma Assembleia Nacional, com 55 membros. Os parlamentares são eleitos para um mandato de quatro anos.

O parlamento de São Tomé e Príncipe tem uma página oficial na internet.

Portugal

Portugal, um país localizado na Europa, faz fronteira com a Espanha. O território português inclui ainda as ilhas de Açores e Madeira, situadas no Oceano Atlântico. O idioma falado é o português, a moeda oficial é o euro, e a capital do país é Lisboa, a maior cidade e a que possui o principal porto marítimo.

O governo é dividido nos Poderes Executivo (presidente da República e primeiro-ministro), Legislativo e Judiciário.

O sistema Legislativo é unicameral, formado pela Assembleia da República, com 230 membros eleitos para mandatos de quatro anos.

Conheça a página oficial do parlamento português na internet.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos