Xereta

Menina de 11 anos, pele clara cabelos castanhos, curtos na altura do pescoço e lisos. Usa óculos de armação quadrada e preta e os olhos são pretos e o nariz arredondado. Usa vestido cor de laranja e um colar com pingente de pedra vermelha e calçados verdes. Xereta está na frente de um fundo em tons de laranja.Sorri e olha para o pingente vermelho que ela segura com uma das mãos.

Seu nome é Ana Maria Mariana. Por ser muito curiosa e ter a mania de perguntar tudo, ganhou o apelido de Xereta.

Tem 11 anos e nasceu em Maués, município do estado do Amazonas. Seus avós eram indígenas. Por isso, Xereta conhece muitas coisas ligadas à floresta.

Xereta mora com os tios na Cidade Estrutural no DF, uma região pouco favorecida ao lado da Capital Federal. Seus os pais moram na zona rural de Maués e a mandaram para a cidade grande para garantir melhores condições de estudo. Eles viam que a filha era diferente, que gostava demais de ler. Por ser ótima aluna, Xereta conseguiu bolsa na escola onde conheceu o resto da Turma do Plenarinho.

Muito inteligente, Xereta adora pesquisar informações diversas do mundo, de história, ciências e – claro – política e cidadania! Ela fala, escreve e fotografa muito bem, e por isso é considerada repórter da Turma.

Seu superpoder é ativado por meio do colar indígena que ela usa, ligado às forças da natureza.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

3 Comentário(s)

  • by Bento mafra da costa e silva (filho da ana) postado 27/09/2020 22:48

    Queria que saisse uma história em que os pais da xereta iam viajar/voltar para maués e não iam deixar a filha de fora, né? Ela ficou muito animada e convidou a turma para ir também, assim eles iam aprender sobre os animais e sobre a vida de lá. Nesse gibi um sonho vira realidade: edu encontra os pais! (Não é possível eles estarem vivos por 16 anos!) ops, acho que eu falei demais.

    • by Turma do Plenarinho postado 28/09/2020 11:14

      Bento, sua ideia é muito boa! Registramos aqui com muito carinho! Obrigado por comentar! Abraços da Turma!

  • by Fernando postado 05/04/2023 15:23

    Zé plenarinho se tornará nosso presidente ,ele conta para todos os amigos com determinação ,anos após seu sonho vira realidade ,oque cada um de voces querem ser quando crescerem ? Plenarinho reúne um profissional de cada aérea para contar suas profissões ,

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos