Trabalhando o tema “História da Câmara”

Ilustração. Ao fundo, vê-se o Congresso Nacional, num dia em que o céu está azul e o gramado em frente ao Congresso está verdinho. Ao centro, Zé Plenarinho e Légis, olham e apontam para o prédio.

O Poder Legislativo é essencial para a democracia. Por isso, é importante conhecer sua história e suas atribuições.

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os primeiros anos do ensino fundamental estabelecem que as crianças devem conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertença ao País. Especificamente nas disciplinas de história e geografia, espera-se que as crianças possam organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos, favorecendo explicações para questões do presente e do passado.

Público-alvo: Crianças do 1º ciclo do ensino fundamental – 4º ano.

Disciplinas trabalhadas e conexão curricular: história e geografia.

Objetivo: Situar a criança em seu País e em sua história, para que seja construída progressivamente a noção de identidade nacional.

Etapas

O projeto será dividido em três aulas de 40 minutos cada.

Etapa 1: Mostrar para as crianças a animação do Plenarinho “A mudança da capital para Brasília“– animação em que Zé Plenarinho encontra uma câmera mágica que o transporta para a época da mudança da capital para Brasília. A animação destaca como foi a mudança do Legislativo. Após assistir ao vídeo, pedir para que as crianças desenhem o que foi observado, colocando palavras-chave no desenho.

Etapa 2: Mostrar para os alunos a animação “O que é a Câmara”, que conta para que serve o legislativo, para que servem as leis. Depois da animação, propor que a turma se divida em grupos e jogue um jogo sem regras. Pode ser futebol, xadrez, jogo de tabuleiro, etc. Ao final, discutir se deu certo.

Etapa 3: Distribuir a revistinha “Uma aventura democrática”. Essa revistinha mostra a importância da democracia, numa aventura pelo tempo, que passa por todas as sedes que a Câmara já teve, em momentos históricos importantes, como a aprovação da Lei Áurea, o voto feminino, a época das Diretas Já e a Constituição Cidadã de 1988. Propomos que as crianças leiam a revistinha toda, reservando 20 minutos para a atividade. Em seguida, iniciar uma discussão em sala abordando os seguintes aspectos:
a) O que teria acontecido se o vilão tivesse conseguido acabar com a democracia? Seria bom ou ruim para o nosso País?
b) Será que isso pode acontecer algum dia? Qual é a importância de termos eleições livres?

Tempo de execução: 3 aulas de 40 minutos.

Material necessário

Revistinha do Plenarinho “Uma Aventura Democrática”. Computador ligado à internet para assistir às animações.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

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