Como fazer seu projeto de lei

Ilustração. Fundo em diferentes tons de azul. No centro, a Turma do Plenarinho está sentada atrás de um mesa. Sobre a mesa, papeis brancos. Zé Plenarinho mostra para Légis um desses papeis. Acima , no canto esquerdo, está escrito, em amarelo, Câmara Mirim.

O Plenarinho tem uma porção de dicas que vão ajudar você a elaborar e escrever seu projeto de lei para participar do Câmara Mirim! Olha só:

Em primeiro lugar, observe o que está precisando melhorar no Brasil. Este será seu TEMA, que pode estar resumido no TÍTULO DO PROJETO.

Esse tema deve se enquadrar em uma ÁREA entre as opções abaixo:

  • Educação / Cultura
  • Saúde
  • Segurança
  • Meio Ambiente
  • Transporte

No campo de TEXTO do seu projeto, procure incluir as seguintes informações:

Imagine uma maneira de resolver o problema que você identificou. Pense numa regra que ainda não existe e em como ela seria. Lembre-se de que ela terá de valer para todo o Brasil. Essa é a EMENTA do seu projeto.

Descreva quais os OBJETIVOS que sua regra vai buscar alcançar.
Indique quais as pessoas que sua regra vai afetar e quem vai precisar cumpri-la, ou seja, qual é o PÚBLICO-ALVO do seu projeto.

Em seguida, informe quem será responsável por fiscalizar e por fazer cumprir essa regra, isto é, como será a FISCALIZAÇÃO e a APLICAÇÃO da sua ideia.

Escreva o que pode ser feito para que a regra seja cumprida, em forma de INCENTIVOS ou PUNIÇÕES.

Veja, ainda, se a sua regra envolve RECURSOS (financeiros, humanos, naturais, materiais). Detalhe como esses recursos poderão ser obtidos.

Por último, aponte se a sua regra tem pontos negativos. O que pode ser feito para minimizá-los ou eliminá-los? Essas serão as CONTINGÊNCIAS do seu projeto.

No campo de JUSTIFICATIVA, explique por que você acha importante criar essa regra e por que ela deve ser transformada em lei de verdade.

É isso aí! Esperamos que você aproveite as dicas!

Boa sorte!

Envie seu projeto

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

23 Comentário(s)

  • by Anne Ketley postado 26/05/2017 16:27

    Quero Participar

    • by Turma do Plenarinho postado 29/05/2017 09:40

      Oi, Anne! Envie sua proposta de projeto de lei. Quem sabe ela é selecionada e você vem a Brasília defender sua ideia!? Abraço da Turma

      • by Lucas Nunes Queiroz postado 04/09/2017 16:23

        Olá boa tarde eu me inscrevi no Câmara mirim e não recebi minha correspondência do Correios das revistas da Câmara gostaria de saber o motivo??

        • by Turma do Plenarinho postado 05/09/2017 15:58

          Oi, Lucas!
          Você não mandou o seu endereço completo. Faltou o número da sua casa. Por isso não tivemos como mandar suas revistinhas. Que tal mandar um email para plenarinho@camara.leg.br com todas as informações? Prometemos cuidar para que você não fique sem elas.
          Abraço da Turma

    • by Junior postado 03/07/2018 13:03

      Gostaria de saber se tal iniciativa visa a inclusão de crianças ou se qualquer adulto também pode participar

      • by Turma do Plenarinho postado 10/07/2018 17:10

        Oi, Anne!! Os projetos de lei só são escritos por estudantes. A participação dos professores pode acontecer por meio da inscrição de sua escola. Mas, neste caso, o prazo já acabou… Mas não desanime! Ano que vem tem mais e tanto você quanto seu/sua professor/a podem se inscrever. Abraço da Turma

  • by Julia De Araujo postado 03/06/2017 22:48

    Onde que eu faço o projeto? No word?

  • by natasha postado 04/06/2017 12:59

    como participa não sei

    • by Turma do Plenarinho postado 05/06/2017 17:26

      Oi, Natasha! Para participar, você deve enviar uma proposta de lei que ajude a melhorar nosso país. Pense em algo que possa mudar algo que você gostaria de ver diferente e ponha sua ideia no papel. Depois, preencha o formulário disponível no link https://plenarinho.leg.br/index.php/camara-mirim/faca-sua-inscricao/. Ficaremos esperando por ele! Abraço da Turma

  • by natasha postado 04/06/2017 13:02

    certo

  • by Daniel almeida dos santos cruz postado 07/07/2017 11:48

    meu projeto é para poder diminuir a idade de aposentadoria/aumentar o numero do material didático nas escolas publicas assim melhora o brasil

  • by Davi Silva Santana postado 08/07/2017 20:08

    Acabei de enviar, só fiquei sabendo hoje. Mas graças a Deus que deu tempo. Abraço. Davi Silva

  • by Raquel postado 01/02/2018 19:19

    Qual é o prazo?

    • by Turma do Plenarinho postado 05/02/2018 12:19

      Olá, Raquel! O formulário do Câmara Mirim para o envio de projetos de lei ainda não está publicado. Até o fim de fevereiro já estará disponível e ficará até meados de junho. Abraço da Turma

  • by Matheus Guilherme dos Santos postado 10/06/2018 12:31

    Quero cuidar do meio ambiente! !

    • by Turma do Plenarinho postado 20/06/2018 13:35

      Que bom, Matheus! Aproveite e inscreva sua ideia no Câmara Mirim! Você tem até dia 29! Boa sorte!

  • by Gabriel postado 03/07/2018 22:56

    Olá, posso enviar minha lei ainda?

    • by Turma do Plenarinho postado 10/07/2018 17:11

      Oi, Gabriel! O prazo para o envio dos projetos de lei já acabou. Mas não desanime! Ano que vem tem e esperamos contar com a sua ideia para melhorar o Brasil!! Abraço da Turma

  • by Viviany Sousa postado 20/07/2018 23:05

    tenho muita vontade de ajudar a população brasileira carcerária , reabilitando essas mulheres, ajudando com a implantação De cursos culinários , de costuras ,cabeleireiro e manicure . Sem falar que a maioria das mulheres presas hoje no Brasil são presas por tráfico por não terem outra saída e por falta de profissão . Esse projeto pode vim a mudar um número absurdo de detentàs assim ajudando o Brasil de novas mulheres e o crescimento de renda Para elas suas famílias e comunidades . gostaria muito de um retorno e de como eu posso ajudar estou pronta pra vestir a camisa .

    • by Turma do Plenarinho postado 23/07/2018 17:02

      Olá, Viviany! Obrigada por sua mensagem e por compartilhar conosco sua vontade de ajudar. Nós trabalhamos principalmente com crianças e adolescentes, no campo da educação política. Para saber melhor como ajudar a população carcerária, talvez fosse interessante procurar entidades voltadas para este público. É bem provável que algo esteja sendo feito e que você possa participar, engajando-se nesta causa que tanto te interessa.
      Abraço da Turma

  • by Juliet cristino postado 16/10/2018 23:51

    Quero Lei mais severa para país AUSENTES..No mundo de hoje tem muitos bandidos por causa do transtorno psicológico que sofre com abandono dos pais irresponsáveis

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos