Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março foi escolhido Dia Internacional da Mulher para homenagear todas aquelas que lutaram pela igualdade de direitos entre os gêneros. Alguns registros dão conta de que a data foi criada em função de protestos de mulheres em março de 1857, em Nova York, e outros falam em outras manifestações em 1911. Mas o importante é que a data foi criada para homenagear essas lutadoras e para que o dia fosse sempre lembrado como um dia de luta e reflexão.

E hoje a data é um marco para que os direitos das mulheres sejam lembrados e discutidos por toda a sociedade. A luta das mulheres para que seus direitos sejam respeitados ainda continua. Mesmo com todos os progressos, as mulheres ainda sofrem, em muitas regiões, com salários baixos, jornada excessiva de trabalho, e falta de creches e políticas sociais que criem condições para que as mulheres tenham acesso a uma vida profissional plena. E mais do que tudo isso, o Brasil ainda é um país em que a mulher sofre muito com a violência doméstica.

A mulher vem ganhando espaço no nosso país em todas as frentes, desde os esportes até à política. Podemos citar a Marta no futebol, Fernanda Montenegro no teatro, Elis Regina na música, Luiza Helena Trajano no mundo empresarial, Adélia Prado na literatura, só para citar algumas.

 

Dia Nacional da Mulher

Você sabia que aqui no Brasil também tem o Dia Nacional da Mulher? É o dia 30 de abril. A data surgiu em homenagem a uma mineira chamada Jerônima Mesquita, nascida em 30 de abril de 1880. Ela foi uma jurista que lutou muito pelos direitos civis da mulher no nosso país.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by dulceana silva postado 29/11/2017 10:42

    como pedagoga,fico encantada com as cartilhas envolvendo vários temas importantes para trabalharmos com a sociedade civil de nosso município.Espero receber o mais breve cartilhas do natal,das mulher,do conselho tutelar.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos