Disque 100, o número da cidadania

Desenho. Dentro de uma sala com azulejos amarelos nas paredes, está uma menina. De cabelos pretos lisos longos que passam dos ombros e brincos de pérolas brancas. A menina está com as sobrancelhas levantadas, os olhos verdes arregalados e a boca aberta, em expressão de espanto. A menina fala em um celular prateado e veste camiseta vermelha e calça branca.

Se você sofre algum tipo de violência, ou conhece alguma vítima de abuso, sabe o que precisa fazer? Denunciar! Afinal, ninguém deve sofrer sozinho e em silêncio uma agressão, porque assim há o risco de que ela vá se repetir sempre.

Com um telefonema – que pode ser anônimo, se você preferir – é possível começar a resolver o seu problema. O Disque 100 (do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) recebe denúncias de abusos contra os direitos humanos de grupos mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, idosos, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua, por exemplo.

disque_100

Desde 2011,o Disque 100 passou a atender 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. Por isso, o número de denúncias só cresce: em 2019, o Disque 100 registrou mais de 159.063 denúncias, o que dá uma média de 436 por dia, ou 18 por hora. Cerca de 55% desse total (86.837 denúncias, em números exatos) eram de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes.

Encaminhamentos

As denúncias – anônimas ou não – recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas para os serviços que apuram se o problema relatado realmente está acontecendo. Em caso afirmativo, são tomadas providências para proteger e atender quem sofreu a violência e punir quem a praticou.

Denuncie, denuncie, denuncie

Ser vítima de violência pode gerar sentimentos de revolta mas, também, de vergonha e culpa, o que pode inibir a vítima de falar sobre o que está acontecendo. No entanto, para que as agressões não aconteçam mais, é preciso falar com alguém de confiança e contar o que está acontecendo.

Se foi difícil conversar com amigos ou familiares, a vítima pode ligar 100. Os atendentes estão preparados para ouvir, entender o que está acontecendo e pedir ajuda aos serviços de proteção da sua cidade. E com a segurança de que seu nome não será revelado a ninguém.

Fica aqui o lembrete: ninguém merece ser agredido, e toda criança e todo o adolescente têm direito de viver uma vida feliz e sem violência!

Dia 4 de junho é o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

5 Comentário(s)

  • by Lourdes Geralda Viegas Hosken postado 19/01/2019 15:46

    Excelente! Com ter acesso a esse material impresso?

    • by Turma do Plenarinho postado 21/01/2019 17:08

      Oi, Lourdes,

      Não entendemos ao certo a qual material você se refere. Se for o conteúdo desta página, ele está disponível somente aqui, no Portal. Mas a reprodução é autorizada desde que contenha a assinatura “plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados” e que não seja para fins político-partidários.

      Se você está interessada nas publicações que aparecem em “Conteúdo relacionado”, basta acessar o formulário de solicitação de publicações, disponível aqui:

      https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform

      Abraço da Turma.

  • by ismael postado 03/10/2019 20:20

    oi gente

  • by Kauany postado 23/10/2020 22:34

    Ameiii

    • by Turma do Plenarinho postado 23/10/2020 22:40

      Que bom, Kauany! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos