Só para meninas

Sobre o fundo rosa claro, está uma mulher negra, de cabelos castanhos escuros e repicados até a altura da nuca. Com as sobrancelhas curvadas acima dos olhos castanhos e um sorriso leve. Nos lábios usa batom cor de rosa claro. Veste uma blusa azul. Com uma das mãos, segura um pacote de absorvente nas cores laranja e branco. Com a outra mão, segura caneta vermelha e circula uma data no calendário que está em cima de uma mesa verde.

A gente percebe os sinais: os peitos crescem; a menstruação chega; as espinhas surgem; a voz muda; o humor, então, nem se fala… Não é nenhuma surpresa e não acontece da noite para o dia: seu corpo vai se preparando com o passar do tempo para que você se transforme numa mulher. Mesmo sendo uma mudança esperada e certa, a ida da infância para a vida adulta, passando pela adolescência, não deixa de ser complexa, cheia de conflitos e encantos. Crescer, você sabe, não é tarefa fácil. Mas não adianta remar contra a maré.

Adolescer

Antes de ser uma mulher adulta, pronta para ter filhos, a menina passa por uma fase superespecial – a adolescência. E a parte mais visível da adolescência é a puberdade, fase que marca a transformação das meninas em mulheres e é responsável por aquelas mudanças que todo mundo enxerga. Quando a menina tem entre oito e nove anos, os seios começam a surgir. Os pelos também nascem. Os quadris ficam mais redondos, e a menina cresce bem rápido. E depois que tudo isso acontece, seu corpo está pronto para a menstruação.

E acontecem também aquelas mudanças que a gente não vê, mas sente. Na adolescência, é comum ficar meio sem rumo. Nessa fase, em que a menina não se reconhece como a criança que foi, mas ainda não é a mulher que se tornará, ela acaba ficando insegura e cheia de dúvidas ao se relacionar com outras pessoas. Bate uma necessidade danada de ser aceita pela turma, e um medão da opinião dos outros.

Hormônios, os responsáveis por tudo

Imagine se dentro de você existisse um bichinho que fosse capaz de ligar o seu corpo, fazendo com que partes antes adormecidas passassem a funcionar a todo vapor. É mais ou menos assim que funcionam os hormônios. Na verdade, eles não são bichinhos, são substâncias químicas especiais, mensageiros que determinam onde e como seu corpo vai se modificar.

O principal hormônio que comanda as mudanças da puberdade da mulher se chama estrogênio. Ele é produzido nos ovários e é o grande responsável pelas mudanças físicas das meninas.

Menstruação

A chegada da primeira menstruação (chamada de menarca) é provavelmente a mudança mais importante que acontece com as garotas durante a puberdade. E nada de ficar preocupada porque está saindo sangue na calcinha! A menstruação é uma passagem natural na vida de cada mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando direitinho.

A primeira menstruação vem geralmente quando a menina tem 11 ou 12 anos. Mas, segundo a ginecologista (médica que cuida da saúde das mulheres) Silvia Kenj, não existe uma idade certa para a chegada da menstruação. É normal que ela venha até os 17.

A menstruação dura geralmente entre 3 e 7 dias, e a maioria das mulheres fica menstruada uma vez por mês.

É importante que você não fique ansiosa se uma amiga já ficou menstruada e você ainda não. Cada corpo funciona num ritmo, certo? Se você quiser uma dica de quando virá a sua menstruação, converse com sua mãe. A melhor maneira de saber quando você vai ficar menstruada é prestar atenção nos sinais da puberdade e perguntar a ela em que idade aconteceu a menarca dela. A sua, provavelmente, acontecerá numa idade parecida. Outra dica é procurar ajuda médica se sua primeira vez não acontecer até os 15 anos. Você será orientada e terá previsão melhor.

A dica da Turma do Plenarinho é que você esteja preparada para sua primeira menstruação! Se acha que a sua menarca está para acontecer, procure sempre carregar um absorvente higiênico para evitar qualquer inconveniente, combinado?

Primeiro beijo

As meninas e meninos já ouviram um monte de histórias sobre princesas encantadas e galãs apaixonantes. Mas sabe como um sapo vira príncipe, e uma garota sem graça vira a mais bela do baile? Fácil. Basta chegar a adolescência. Além de mudar os nossos corpos, os hormônios fazem com que a gente perceba com outros olhos as pessoas que víamos todos os dias, na escola e na vizinhança.

De uma hora para outra, a menina se vê apaixonada, suando frio, coração disparado, bochechas pegando fogo. Tudo porque o crush falou “oi”.

E se a paixão for correspondida, é natural que aconteça o primeiro beijo. Novamente, não há uma idade limite para isso acontecer – o ideal é que seja quando você se sentir pronta. Não atenda à pressão da galera e faça no seu tempo!

Fonte: Folhinha, Livro Coisas que toda garota deve saber – Samantha Rugen, Site Beinggirl

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos