Bertha Lutz

Ilustração. Sobre fundo em tons de roxo, uma mulher aparece no centro da imagem, dos ombros para cima. Ela tem pele clara, cabelos escuros, lisos, cortados logo abaixo das orelhas e repartido em um dos lados da cabeça. Ela tem olhos castanhos, algumas rugas abaixo deles e dos lados dos finos lábios rosados. Ela veste roupa verde-claro.

Bertha Lutz era bióloga. Nascida em 1894, criou as bases do feminismo no Brasil, sendo o voto feminino uma das suas principais bandeiras.

Ela estudou Ciências Naturais na Universidade da Sorbonne, em Paris. Seu trabalho sobre anfíbios teve repercussão internacional. Descobriu várias espécies de anfíbios anuros (da família dos sapos, rãs e pererecas), além de uma espécie de lagartixa que leva seu sobrenome: Liolaremus lutzae.

Em 1919, passou num concurso público no Brasil. Tornou-se professora e pesquisadora do Museu Nacional, e foi a segunda mulher brasileira a assumir um cargo no serviço público.

Fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) em 1922. Foi membro da comissão redatora do Anteprojeto de Constituição, em 1932. Filiou-se ao Partido Autonomista em 1933. No mesmo ano, formou-se em Direito na Faculdade do Rio de Janeiro.

Em 1934, foi eleita suplente para a Câmara dos Deputados. Assumiu o mandato em 1936, na vaga deixada pelo deputado Cândido Pessoa, falecido. Defendia, entre outras bandeiras, mudanças na legislação trabalhista com relação ao direito feminino e a equiparação de salários e direitos.

Bertha representou o Brasil em diversas conferências internacionais ligadas ao trabalho e ao direito das mulheres. Em 1951, foi premiada com o título de “Mulher das Américas”.

Ela viveu até os 82 anos sem casar nem ter filhos, e faleceu em 1976, no Rio de Janeiro.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

3 Comentário(s)

  • by Adriana postado 01/11/2018 15:24

    É hoje que começa a distribuiçao das revistinhas ?

    • by Turma do Plenarinho postado 06/11/2018 13:58

      Adriana, o link para a solicitações de publicações já está no ar. Caso tenha solicitado antes do período eleitoral, as revistinhas já estão sendo enviadas. Abraços

  • by Lorrayne postado 30/07/2020 15:09

    Acho isso muito interessante e legal ñ é atoa q gosto da Bertha Lutz

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos