O dia 1º de maio foi escolhido para lembrar a morte de muitos operários de uma fábrica nos Estados Unidos no ano de 1889. Eles que protestavam contra as péssimas condições de trabalho da época.Eles eram obrigados a trabalhar de 12 a 14 horas por dia!
Aqui no Brasil, também não era diferente. Já houve época em que os trabalhadores não tinham hora para entrar nem para sair do emprego. Eles trabalhavam muito tempo e ainda ganhavam uma merreca. Agora, no Brasil, a jornada é de 8 horas diárias, ou 44 horas por semana. Já melhorou bastante, não é? Por isso, hoje a data serve tanto para comemorar as vitórias dos trabalhadores como para lutar pelo que ainda falta de direitos a serem conquistados.
Muitos países adotaram o 1º de maio como dia do trabalhador e do trabalho. Aqui, a data é comemorada desde 1895 e se tornou feriado nacional em 6 de abril de 1949, com a Lei 662.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!