José Bonifácio

Ilustração. Fundo em tons de laranja com o centro mais claro. Sobre a parte mais clara, uma ilustração de Bonifácio. Ele é branco, cabelo liso, tamanho médio, é usado partido ao meio. Ele veste uma jaqueta preta e camisa branca.

José Bonifácio queria muito a independência do Brasil do Reino de Portugal. Para isso, usou as armas da conversa e da aproximação com Portugal.

Ele se tornou amigo de Dom Pedro I e foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros no início do império no Brasil. Seus projetos eram arrojados: planejava a abolição gradual dos escravos, a reforma agrária e a integração dos índios à sociedade brasileira.

Essas ideias, muito revolucionárias para a época, desagradavam os senhores de terra, enfraquecendo, assim, o gabinete que ele comandava. Ele acabou preso, mas os seus ideais de liberdade entraram de vez na cabeça do imperador, que acabou por abdicar do trono em favor de seu filho, D. Pedro II.

Assista ao vídeo da TV Câmara sobre José Bonifácio.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos