Lei protege as crianças e adolescentes dos maus-tratos

Ilustração. Fundo em tons de azul. Da esquerda para a direita: Vital, Adão com Edu Coruja pousado em sua cabeça, Zé, Xereta, Cida e Légis

A Lei 13.046/14 determina a presença de especialistas em lugares públicos ou privados que saibam reconhecer suspeitas de maus-tratos. Esta lei complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Os maus-tratos podem ser tanto físicos, como marca de tapas, beliscões, mas também podem ser psicológicos, por exemplo, a prática do bullying. Ao conseguir notar suspeitas dos abusos que a criança está sofrendo, o especialista deve levar a situação ao Conselho Tutelar.

O Conselho funciona como um instrumento de defesa da criança e do adolescente. Ele tem a função de tomar atitudes para proteger os meninos e meninas do nosso país. A lei determina que os Conselhos Tutelares também realizem treinamentos para que cada vez mais pessoas sejam capazes de reconhecer os sinais de maus-tratos. Dessa forma fica mais fácil saber quando uma criança precisa de ajuda, não é mesmo?

Dados

A pesquisa “Ocultos à plena luz”, divulgada em 2014 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revelou que 6 em cada 10 crianças, de 2 a 14 anos de idade, no mundo, sofrem punições físicas dos  cuidadores. Geralmente, o castigo físico vem acompanhado da agressão psicológica. Por isso, é importante ficar ligado nesse tema e nas leis que podemos contar para a proteção das crianças.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

12 Comentário(s)

  • by Cinira postado 10/09/2019 07:44

    Adoro o Trabalho de vcs !!
    Gostaria de materiais de divulgação para um trabalho com crianças e adolescentes na minha cidade.
    Já recebi alguns materiais seus excelentes por sinal.

  • by Amanda postado 11/01/2020 22:09

    Meu filho foi brincar. Na ouve uma briguinha d criança .. a mae da outra criança foi agredi lo cm beliscoes e agarrando na blusa. Ele correu e ela foi atras pra bater mais nele ele se escondeu em um mato q tinha um barranco logo atras .. qual lei coloca essa desclassificada presa ??

    • by Turma do Plenarinho postado 13/01/2020 14:38

      Boa tarde, Amanda! Para solucionar sua dúvida, recomendamos que você entre em contato com o Disque-Câmara: 0800-619-619. A ligação é gratuita e você pode ligar de segunda a sexta, das 8h às 20h. Abraços da Turma!

  • by Janaina postado 22/01/2020 21:42

    Muito interessante, até para lemos com nossas crianças bem colorido e divertido de ler. Ja solicitei um exemplar pra desenvolver um projeto em cima deles.

    • by Turma do Plenarinho postado 24/01/2020 09:53

      Bom dia, Janaina! Que bom que você gosta do nosso conteúdo. Infelizmente não temos revistinhas sobre todos os assuntos que tratamos no portal. Abraços da Turma!

  • by Marinalva Gomes Silva postado 09/09/2020 21:25

    Boa noite!
    Estou desenvolvendo um artigo sobre os cuidados com as crianças e gostaria, se possível, receber as Leis de determinam a obrigatoriedade desses cuidados.
    Cordialmente, Marinalva Gomes Silva

  • by Dilce Francisca de Brito Neves postado 16/06/2021 18:40

    Gosto demais do material de vocês. Estou usando muito em minhas aulas. Sou professora de Língua Portuguesa.

    • by Turma do Plenarinho postado 16/06/2021 18:44

      Ô, Dilce, que bom saber disso! A gente sempre pensa em vocês, educadores, ao fazer o nosso material! Sempre que tiver alguma sugestão do que gostaria de ver por aqui, é só mandar uma mensagem pra gente: plenarinho@camara.leg.br. Abraços da Turma!

  • by Vivian postado 28/06/2021 10:32

    Olá… gostaria de saber como proceder diante de uma agressão cometida por crianças c outras. Sendo que eh recorrente

    • by Turma do Plenarinho postado 28/06/2021 13:48

      Bom dia, Vivian! Casos de agressões recorrentes, seja no ambiente escolar, na vizinhança ou na família, devem ser resolvidos entre os responsáveis pelas crianças envolvidas. No caso da escola, é muito importante levar o problema primeiro aos educadores e à direção. Além de fazer o contato com os responsáveis pelas crianças, a escola deve organizar ações educativas para que as agressões não se repitam. Torcemos para que a situação se resolva da melhor forma possível. Abraços da Turma.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos