Lei protege as crianças e adolescentes dos maus-tratos

Ilustração. Fundo em tons de azul. Da esquerda para a direita: Vital, Adão com Edu Coruja pousado em sua cabeça, Zé, Xereta, Cida e Légis

A Lei 13.046/14 determina a presença de especialistas em lugares públicos ou privados que saibam reconhecer suspeitas de maus-tratos. Esta lei complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Os maus-tratos podem ser tanto físicos, como marca de tapas, beliscões, mas também podem ser psicológicos, por exemplo, a prática do bullying. Ao conseguir notar suspeitas dos abusos que a criança está sofrendo, o especialista deve levar a situação ao Conselho Tutelar.

O Conselho funciona como um instrumento de defesa da criança e do adolescente. Ele tem a função de tomar atitudes para proteger os meninos e meninas do nosso país. A lei determina que os Conselhos Tutelares também realizem treinamentos para que cada vez mais pessoas sejam capazes de reconhecer os sinais de maus-tratos. Dessa forma fica mais fácil saber quando uma criança precisa de ajuda, não é mesmo?

Dados

A pesquisa “Ocultos à plena luz”, divulgada em 2014 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revelou que 6 em cada 10 crianças, de 2 a 14 anos de idade, no mundo, sofrem punições físicas dos  cuidadores. Geralmente, o castigo físico vem acompanhado da agressão psicológica. Por isso, é importante ficar ligado nesse tema e nas leis que podemos contar para a proteção das crianças.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

6 Comentário(s)

  • by Cinira postado 10/09/2019 07:44

    Adoro o Trabalho de vcs !!
    Gostaria de materiais de divulgação para um trabalho com crianças e adolescentes na minha cidade.
    Já recebi alguns materiais seus excelentes por sinal.

  • by Amanda postado 11/01/2020 22:09

    Meu filho foi brincar. Na ouve uma briguinha d criança .. a mae da outra criança foi agredi lo cm beliscoes e agarrando na blusa. Ele correu e ela foi atras pra bater mais nele ele se escondeu em um mato q tinha um barranco logo atras .. qual lei coloca essa desclassificada presa ??

    • by Turma do Plenarinho postado 13/01/2020 14:38

      Boa tarde, Amanda! Para solucionar sua dúvida, recomendamos que você entre em contato com o Disque-Câmara: 0800-619-619. A ligação é gratuita e você pode ligar de segunda a sexta, das 8h às 20h. Abraços da Turma!

  • by Janaina postado 22/01/2020 21:42

    Muito interessante, até para lemos com nossas crianças bem colorido e divertido de ler. Ja solicitei um exemplar pra desenvolver um projeto em cima deles.

    • by Turma do Plenarinho postado 24/01/2020 09:53

      Bom dia, Janaina! Que bom que você gosta do nosso conteúdo. Infelizmente não temos revistinhas sobre todos os assuntos que tratamos no portal. Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos