O Poder Legislativo é essencial para a democracia. Por isso, é importante conhecer sua história e suas atribuições.
Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os primeiros anos do ensino fundamental estabelecem que as crianças devem conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertença ao País. Especificamente nas disciplinas de história e geografia, espera-se que as crianças possam organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos, favorecendo explicações para questões do presente e do passado.
Público-alvo: Crianças do 1º ciclo do ensino fundamental – 4º ano.
Disciplinas trabalhadas e conexão curricular: história e geografia.
Objetivo: Situar a criança em seu País e em sua história, para que seja construída progressivamente a noção de identidade nacional.
Etapas
O projeto será dividido em três aulas de 40 minutos cada.
Etapa 1: Mostrar para as crianças a animação do Plenarinho “A mudança da capital para Brasília“– animação em que Zé Plenarinho encontra uma câmera mágica que o transporta para a época da mudança da capital para Brasília. A animação destaca como foi a mudança do Legislativo. Após assistir ao vídeo, pedir para que as crianças desenhem o que foi observado, colocando palavras-chave no desenho.
Etapa 2: Mostrar para os alunos a animação “O que é a Câmara”, que conta para que serve o legislativo, para que servem as leis. Depois da animação, propor que a turma se divida em grupos e jogue um jogo sem regras. Pode ser futebol, xadrez, jogo de tabuleiro, etc. Ao final, discutir se deu certo.
Etapa 3: Distribuir a revistinha “Uma aventura democrática”. Essa revistinha mostra a importância da democracia, numa aventura pelo tempo, que passa por todas as sedes que a Câmara já teve, em momentos históricos importantes, como a aprovação da Lei Áurea, o voto feminino, a época das Diretas Já e a Constituição Cidadã de 1988. Propomos que as crianças leiam a revistinha toda, reservando 20 minutos para a atividade. Em seguida, iniciar uma discussão em sala abordando os seguintes aspectos:
a) O que teria acontecido se o vilão tivesse conseguido acabar com a democracia? Seria bom ou ruim para o nosso País?
b) Será que isso pode acontecer algum dia? Qual é a importância de termos eleições livres?
Tempo de execução: 3 aulas de 40 minutos.
Material necessário
Revistinha do Plenarinho “Uma Aventura Democrática”. Computador ligado à internet para assistir às animações.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
Gostaria de alguns exemplares para trabalhar com as crianças do serviço de convivência,, gostaria de alguns materiais para trabalhar redes sociais, fale news, jogos educativos, livros ,..
Oi, Rosane! As publicações devem ser solicitadas pelo formulário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform. Abraços da Turma!
Comente!