Trabalhando o tema “Orçamento”

Ilustração. Fundo em tons de cor de laranja. No centro, Zé Plenarinho está ajoelhado. Com uma das mãos, segura notas verdes de dinheiro. Com a outra mão, guarda uma moeda dentro de um cofre em forma de porquinho com as cores da bandeira do Brasil.

O orçamento público é complexo, mas faz parte do dia-a-dia de todos os cidadãos. É um tema fundamental na formação dos estudantes.

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para 5º ao 9º ano do ensino fundamental destacam que os estudantes devem estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e conhecimentos de outras áreas curriculares. Dessa forma, os jovens podem tornar-se mais independentes e autônomos diante de certas áreas do cotidiano: administrar as próprias economias, seja a mesada ou o salário, decidir sobre a prioridade de gastos, adquirir coisas das quais necessitam, ter consciência e participar das decisões sobre o orçamento familiar. Com essas noções de educação financeira, as crianças têm capacidade de começar a pensar num ambiente macro, que seria o orçamento do País. Esse tipo de pensamento é importante para que as crianças desenvolvam sua cidadania, tomando consciência de que os gastos e investimentos do governo têm TUDO a ver com sua própria vida. São temas transversais que podem ser incluídos em várias disciplinas.

Público-alvo: alunos de 8º ao 9º ano do ensino fundamental.

Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: temas transversais: matemática, geografia, português, informática.

Objetivo: Conscientizar os jovens de que o orçamento do País/cidade funciona da mesma forma como a organização de uma mesada: definição de metas, planejamento, economia de recursos, etc.

Etapas

5 aulas de 40 minutos cada.

Etapa 1: aula de informática. No laboratório de informática, levar as crianças a jogarem o Jogo do Orçamento do Plenarinho. Deixar ficarem 20 minutos jogando, podendo transitar livremente, com tempo para mudar os investimentos, se necessário. Após o jogo, conversar com a turma como foram os resultados obtidos: os investimentos em determinada área caracterizou a notícia boa ou ruim no jornal. É preciso investir mais? Menos?

Etapa 2: aula de matemática. No laboratório de informática, acessar novamente o Jogo do Orçamento do Plenarinho. O objetivo é que joguem, façam seus investimentos, e depois cliquem em “opinião do cidadão”. Ali serão construídos gráficos, que devem ser esmiuçados pelos alunos. Observar que quando se investe mais ou menos em cada área, o gráfico muda. Ao final da aula, pedir para os estudantes concluírem o jogo, apertando em “concluir”, para que leiam as notícias de jornal acerca de sua administração.

Etapa 3: aula de língua portuguesa. Entrar na matéria do Plenarinho “O Orçamento pertinho de você”, que vai esmiuçar um pouco o que foi apreendido durante o jogo do Orçamento. Na matéria, o estudante vai ver que o orçamento do país é bem parecido com o que uma família planeja para gastar seu dinheiro. Depois da leitura da matéria, resolver questões de interpretação de textos.

Etapa 4: aula de geografia. Com base na leitura do texto “O Orçamento pertinho de você”, dividir a turma em grupos para que anotem o que tem sido feito na sua cidade com o orçamento público. Exemplos: construção de hospitais, asfaltamento, parques, etc. Cada grupo apresenta sua discussão ao resto da turma. Ao final, a turma vai pesquisar em casa quais são as formas que a população tem para fiscalizar se o orçamento está sendo bem utilizado nas cidades, estados e país.

Etapa 5: aula de geografia. Os alunos apresentam sua pesquisa sobre o que a população pode fazer para fiscalizar os gastos. Daí pode surgir uma discussão: e nós, o que podemos fazer? Como podemos contribuir? Incentivar os alunos a pensar respostas e participar ativamente dessa fiscalização, numa forma de promover a participação cidadã dos jovens.

Tempo de execução: 5 aulas de 40 minutos.

Material necessário

computador ligado à internet para jogar o Jogo do Orçamento, nas 1ª e 2ª etapas. Para as 3ª e 4ª etapas, sugere-se um computador ligado à internet para leitura do texto “O Orçamento pertinho de Você”, ou então o professor pode imprimir o texto e entregar para os estudantes.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

3 Comentário(s)

  • by Silvana Casais postado 20/05/2017 12:23

    Olá, pessoal.
    Sou professora que administro aula no 2º e 3 º do Ensino Médio, gostaria que vcs enviassem sugestões para o Ensino Médio, pois estou desenvolvendo um projeto de Educação Fiscal e gostaria de dicas para enriquecer o projeto.
    grata

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