Turma do Tributo

Ilustração. Fundo em tons de ver. A parte inferior da ilustração está na cor preta. Ao Centro, Nestor, um homem careca, cabelo grisalhos apenas na lateral da cabeça, veste um terno bege, camisa branca, gravata preta, segura uma moeda na mão direita. A moeda tem olhos, nariz e boca. Ao seu lado direito, está Dora. Uma menina de 10 anos, olha animada para a moeda na mão de Nestor. Ela tem cabelos castanhos que está partido ao meio e preso em duas chuquinhas. Ela veste mini-saia azul, camiseta rosa. No canto superior direito, dois homens pequenininhos parecem falar ao ouvido de Dora. Um dele é negro, veste um terno branco, camisa azul e gravata preta. Ele usa óculos redondos. Ao seu lado, Murrinha, de braço cruzados e cara emburrada, olha para Beto. Murrinha está de terno vermelho, camisa branca e gravata preta. Ele tem cabelos lisos que estão partidos ao meio.

Sempre é bom contar com amigos! A Turma do Plenarinho se uniu à Turma do Tributo no combate à pirataria e à sonegação fiscal.

Assim, os tributos podem cumprir seu papel na transformação da sociedade brasileira!

A Turma do Tributo é fruto da parceria entre a Câmara dos Deputados, por meio do Plenarinho, e a Escola de Administração Fazendária (Esaf), instituição ligada ao Ministério da Fazenda.

Dora Colabora

Garotinha de 11 anos que representa os brasileiros sem consciência sobre a importância do pagamento dos tributos e desconhecem o Sistema Tributário Nacional.

Beto Correto

Conselheiro do bem, dá dicas sobre o papel do contribuinte e do Estado. Enxerga os tributos como algo fundamental para a promoção do bem comum.

Tributo

Moedinha que transforma qualquer objeto, obra ou serviço público. A ideia é enfatizar o fato de que os tributos podem ser agentes de transformação social.

Seu Nestor

Gestor público que esclarece o papel do Estado na Administração dos recursos públicos e na aplicação das contribuições dos cidadãos.

 

Os vilões da Turma do Tributo são Murrinha e Piratão.

Murrinha

Conselheiro anti-cidadania. É negativo, avarento, sonegador, mau administrador, mau-humorado e dá péssimos conselhos à Dora Colabora.

Piratão

Piratão é o vilão da sonegação. Pirata típico, usa barba negra e tapa-olho. Ele monta fábricas de produtos piratas em ilhas distantes e hipnotiza crianças para trabalharem nelas. A falsificação do Piratão enfraquece as empresas que fazem tudo certo, gerando desemprego. O comércio ilegal também aumenta outros crimes. Além disso, o Piratão prejudica as vidas de todos os brasileiros, quando não paga os tributos que garantem o dinheiro para obras e serviços públicos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos