Corrupção? O que é isso? Onde acontece? Como resolver esse problema?
Se você costuma assistir às notícias na TV, já deve ter visto imagens de pessoas escondendo dinheiro em malas e até por baixo da roupa! Se estão escondendo, é porque essa ação não é correta, e possivelmente se refere a recebimento de propina – dinheiro dado de forma ilegal em troca de favores.
Trata-se de um caso de corrupção. Sim! Isso acontece quando alguém pede, recebe ou aceita uma vantagem indevida (dinheiro ou presentes, por exemplo) para, em troca, fazer alguma coisa errada ou deixar de fazer o que é certo. E aquele que oferece ou dá o dinheiro ou os presentes também comete o mesmo crime de corrupção.
Onde tem corrupção?
Olhando na TV ou na capa dos jornais, notícias como essa podem parecer bem distantes da realidade da maioria dos brasileiros. Será? Você já parou para pensar de que forma a corrupção está presente no nosso dia-a-dia e como podemos combatê-la?
Na escola, não faltam exemplos de corrupção. O estudante que cola na prova e pensa que é mais esperto do que os outros é, na verdade, corrupto. Afinal, não é certo copiar as respostas só para se dar bem e conseguir uma nota alta. E o estudante que contribui com esse comportamento, permitindo que o colega copie as respostas de sua prova (em troca de alguma coisa ou não), é igualmente corrupto.
Até na hora do lanche tem gente que quer “tirar vantagem” a qualquer preço. Por acaso você já viu pessoas que furam a fila da lanchonete e passam na frente de todo mundo que está esperando? Agindo assim, elas só pensam em satisfazer os próprios interesses e acabam prejudicando os outros. Pois é, isso também é corrupção!
Já deu pra perceber que a corrupção pode existir em vários locais e de várias formas. Seja onde e como for, ela sempre faz mal a alguém: a um colega da escola ou à população inteira de uma cidade. Sem falar que, no fim das contas, a própria pessoa corrupta também sai perdendo. Sim, porque, além de não ser nada bacana, no mundo dos adultos, a corrupção ainda é um crime. A lei brasileira diz que os culpados devem ser punidos e podem ir parar na cadeia.
Esse problema tem jeito?
A essa altura, você já deve estar se perguntando o que é possível fazer para combater a corrupção. A tarefa nem sempre é das mais fáceis, pois é natural que as pessoas queiram sempre buscar o melhor para si. Mas, para buscar o melhor para si, não se pode prejudicar ninguém, nem fazer nada de errado.
Portanto, o grande lance da honestidade é saber dizer “não” diante de uma oferta desonesta para, assim, não ajudar o ciclo da corrupção. Até porque a corrupção não é um bom negócio. Não mesmo. Normalmente, quem é corrupto não tem credibilidade e não conquista a confiança das pessoas. É bem provável que você não escolha aquele menino que te fez propostas desonestas para cuidar do grêmio ou para ser o capitão do time da escola.
No mundo dos adultos, também deveria ser assim: o político que apareceu colocando dinheiro por baixo da roupa não deveria ser reeleito. E o candidato que tentou comprar voto deveria ficar fora das opções dos eleitores.
Converse com seus pais e professores e fique ligado! Observe também a sua postura diante do que acontece no seu dia-a-dia! Não vacile. Combinado?!
4 Comentário(s)
Legal
Oi, Carolina! Que bom que você gostou!! Abraço da Turma!
Faço sempre as atividades de Cidadania com minha turma baseadas no material do Plenarinho. Eles adoram e entendem facilmente a mensagem. Obrigada! O site é maravilhoso!
Deveria chegar a todas as salas de aula.
Opa, agradecemos muito suas palavras, Denise! A gente fica muito feliz em apoiar educadores e educadoras como você! Sempre que quiser, compartilhe com a gente a sua experiência com o nosso material, nosso e-mail é plenarinho@camara.leg.br. Abraços da Turma!
Comente!