Xô, corrupção!

Ilustração. Na frente de um fundi amarelo, a Turma do Plenarinho está animada! ZÉ Plenarinho pula e segura uma placa branca onde está escrito "xô corrupção!" enquanto a turma toda sorri e comemora.

Corrupção? O que é isso? Onde acontece? Como resolver esse problema?

Ilustração. Fundo laranja. Homem com os cabelos loiros repicados olha para o lado desconfiado. Veste terno e gravata verde. Com uma das mãos, segura um papel. A outra mão está aberta e vazia. Dois braços, vestidos com uma manga longa cinza, estão ao lado esquerdo da imagem. Enquanto uma das mãos entrega ao homem de terno uma nota de dinheiro, a outra recebe o papel.Se você costuma assistir às notícias na TV, já deve ter visto imagens de pessoas escondendo dinheiro em malas e até por baixo da roupa! Se estão escondendo, é porque essa ação não é correta, e possivelmente se refere a recebimento de propina – dinheiro dado de forma ilegal em troca de favores.
Trata-se de um caso de corrupção. Sim! Isso acontece quando alguém pede, recebe ou aceita uma vantagem indevida (dinheiro ou presentes, por exemplo) para, em troca, fazer alguma coisa errada ou deixar de fazer o que é certo. E aquele que oferece ou dá o dinheiro ou os presentes também comete o mesmo crime de corrupção.

Onde tem corrupção?
Olhando na TV ou na capa dos jornais, notícias como essa podem parecer bem distantes da realidade da maioria dos brasileiros. Será? Você já parou para pensar de que forma a corrupção está presente no nosso dia-a-dia e como podemos combatê-la?
Na escola, não faltam exemplos de corrupção. O estudante que cola na prova e pensa que é mais esperto do que os outros é, na verdade, corrupto. Afinal, não é certo copiar as respostas só para se dar bem e conseguir uma nota alta. E o estudante que contribui com esse comportamento, permitindo que o colega copie as respostas de sua prova (em troca de alguma coisa ou não), é igualmente corrupto.
Até na hora do lanche tem gente que quer “tirar vantagem” a qualquer preço. Por acaso você já viu pessoas que furam a fila da lanchonete e passam na frente de todo mundo que está esperando? Agindo assim, elas só pensam em satisfazer os próprios interesses e acabam prejudicando os outros. Pois é, isso também é corrupção!
Já deu pra perceber que a corrupção pode existir em vários locais e de várias formas. Seja onde e como for, ela sempre faz mal a alguém: a um colega da escola ou à população inteira de uma cidade. Sem falar que, no fim das contas, a própria pessoa corrupta também sai perdendo. Sim, porque, além de não ser nada bacana, no mundo dos adultos, a corrupção ainda é um crime. A lei brasileira diz que os culpados devem ser punidos e podem ir parar na cadeia.

Esse problema tem jeito?
A essa altura, você já deve estar se perguntando o que é possível fazer para combater a corrupção. A tarefa nem sempre é das mais fáceis, pois é natural que as pessoas queiram sempre buscar o melhor para si. Mas, para buscar o melhor para si, não se pode prejudicar ninguém, nem fazer nada de errado.
Portanto, o grande lance da honestidade é saber dizer “não” diante de uma oferta desonesta para, assim, não ajudar o ciclo da corrupção. Até porque a corrupção não é um bom negócio. Não mesmo. Normalmente, quem é corrupto não tem credibilidade e não conquista a confiança das pessoas. É bem provável que você não escolha aquele menino que te fez propostas desonestas para cuidar do grêmio ou para ser o capitão do time da escola.

Ilustração. Fundo amarelo. Homem calvo no topo da cabeça e cabelos castanhos dos lados olha para cima e assovia. Usa terno cinza e gravata preta. Está com as mãos dentro do bolso, de onde caem notas verdes de dinheiro. As notas formam uma fila que vai em direção ao saco marrom que está escrito em letras pretas “Dinheiro Público”.No mundo dos adultos, também deveria ser assim: o político que apareceu colocando dinheiro por baixo da roupa não deveria ser reeleito. E o candidato que tentou comprar voto deveria ficar fora das opções dos eleitores.
Converse com seus pais e professores e fique ligado! Observe também a sua postura diante do que acontece no seu dia-a-dia! Não vacile. Combinado?!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Carolina postado 23/04/2020 12:34

    Legal

    • by Turma do Plenarinho postado 23/04/2020 12:51

      Oi, Carolina! Que bom que você gostou!! Abraço da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos