Cuide bem dos dentes

Ilustração. No centro da imagem com fundo em tons de azul, Zé Plenarinho está em pé, com um dos braços para trás e, com a outra mão, escova os dentes com uma escova vermelha.

Conheça o Planeta Bucal e a Turma da Limpeza! O Plenarinho também convidou uma especialista e trouxe dicas para você ter dentes sempre saudáveis!

sujeira-nos-dentesEm um pequeno lugar próximo à Terra, existia o brilhante Planeta Bucal, o qual era habitado por dentes de leite e uma língua que falava muito, mas nunca era escutada. Um certo dia, ele foi invadido por elementos estranhos. Era a Galera da Sujeira, que vinha atrás de sobras de doces e só deixava rastros de cárie e destruição. Essa galera do mal em pouco tempo dominou tudo e expulsou a Turma da Limpeza – escova, pasta, fio ou fita dental – do planeta.

Toda vez que esses invasores entravam no Planeta Bucal faziam a festa e deixavam muita sujeira. E a coitada da língua era a que mais sofria, mas sempre alertava os dentes para que eles chamassem a Turma da Limpeza. Os dentes nem davam ouvidos! De repente, alguns dentes de leite começaram a escurecer, a cair… E aquele pequeno planeta foi perdendo o brilho.

Sempre preocupada, a língua chamou rapidinho a Turma da Limpeza, antes que fosse tarde demais. “Turma da Limpeza, me ajuuuuda!!!”
limpeza-dos-dentesLogo em seguida, a turma entrou em ação: a escova, com a ajuda da pasta, tirou a maior parte da sujeira e o fio (ou fita dental) limpou os cantinhos onde a escova não entrava, dando aquele toque final.

Depois da limpeza, os dentes prometeram para a língua que o planeta nunca mais iria ficar sujo, e que a Turma da Limpeza entraria em ação toda vez que aparecesse alguma sujeira. Só assim o planeta foi salvo!

Agora chegou a sua vez de combater os vilões com a sua própria Turma da Limpeza!

Dentes limpos e saudáveis
Você já escovou os dentes hoje? Não? Mas com certeza você sabe que deve escovar sempre que termina de comer, não é? Pensando no seu bem-estar e na sua saúde, a Turma do Plenarinho tem o prazer de apresentar a Turma da Limpeza – escova de dente, pasta dental, fio ou fita dental – que veio para fazer aquela higiene caprichada e dar um montão de dicas para o seu sorriso ficar mais bonito!

Os cuidados com a higiene bucal devem ser feitos desde os primeiros meses de vida para evitar cárie, manter o hálito fresco e garantir a saúde das crianças. Por isso, depois de cada refeição (ou da ingestão de doces) e antes de dormir, não se esqueça de colocar em ação a Turma da Limpeza!

uso-do-fio-dentalTer cuidado com os dentes é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos – tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental – ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Além disso, a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal! A Turma do Plenarinho, por exemplo, cuida muito bem dos dentes e visita o dentista duas vezes por ano. Já faz bastante tempo que nenhum deles apresenta cárie; por isso, não precisam nem passar horas deitados na cadeira do dentista, de boca aberta ouvindo aquele motorzinho trabalhar nas obturações.

Tem mais! Já se foi o tempo em que as pessoas acreditavam que os dentes de leite não exigiam cuidados porque iam cair mesmo. Hoje se sabe que os 20 dentes que aparecem dos 6 meses aos 3 anos preservam o espaço na boca para os dentes permanentes e contribuem para o desenvolvimento dos ossos da face. E se tiverem cárie, podem provocar muitas dores. Portanto, a limpeza diária dos dentes de leite é uma forma eficaz de proteger o nosso sorriso. Veja como transformar esse hábito saudável numa brincadeira divertida!

Brincando fica mais fácil
A escovação dos dentes é a principal coisa a fazer para evitar que eles se estraguem e fiquem feios. Mas não pode ser feita rapidinho e de qualquer maneira, não. Para ficarem bem limpinhos e para a escova não os danificar, é preciso uma técnica especial, que o seu dentista pode lhe explicar muito bem. Preocupada com a limpeza de seus dentes, a nossa repórter Xereta entrevistou a dentista Heliana Dantas Mestrinho , de Brasília, e pediu que ela explicasse direitinho como devemos cuidar dos nossos dentes. Querem conferir toda a conversa?

Bate-papo dental com Heliana Mestrinho
Plenarinho: Quais são as principais orientações na primeira consulta?
Heliana: Isso depende do motivo da consulta e da idade da criança. Em geral, a orientação relaciona-se à época em que os dentes vão nascer. As crianças até cinco anos devem ter os dentes escovados pelos pais pelo menos uma vez ao dia. Outra dica importante refere-se aos cuidados com a alimentação, principalmente ao controle da frequência de ingestão de açúcar e guloseimas. Nada de doces depois das refeições e, sempre que comer, é necessário escovar os dentes!
P: A partir de qual idade a criança deve ir ao dentista?
H: Não existe idade determinada. A tendência atual é a de que, durante a gravidez, as futuras mães possam receber as informações de como cuidar da saúde bucal de seus filhos, para evitar problemas como cárie precoce da infância (“cárie da mamadeira”), por exemplo. Outra época importante de visita ao dentista é quando nascem os primeiros dentes.
P: De quanto em quanto tempo a criança deve ir ao dentista?
H: O período de retorno é determinado pela atividade (quantidade e situação) da cárie que a criança tem. Quanto maior esse número, mais vezes ela terá de retornar. Há crianças que têm retorno mensal, até que sua situação esteja controlada. De maneira geral, para os pacientes com boas condições de saúde, o retorno deve se dar a cada seis meses.
P: Como o dentista deve agir para criar um bom relacionamento com o seu pequeno paciente?
H: Respeitando as diferentes fases do desenvolvimento físico e emocional do pequeno paciente. É bom usar linguagem adequada à idade da criança e recursos lúdicos (brincadeiras) a fim de que o paciente possa compreender e colaborar com os procedimentos a serem realizados.
P: Quais são os principais problemas que aparecem na infância?
H: As principais doenças bucais na infância são cárie e gengivite (gengiva inflamada por má escovação).
P: Creme dental com sabor (morango, uva, tutti frutti) é recomendado?
H: Os cremes dentais com sabores foram desenvolvidos para estimular na criança o hábito da escovação. Eles podem ser usados desde que os cuidados com a quantidade de pasta na escova e a orientação para que a criança não engula a pasta sejam observados. É importante a presença dos pais durante esse procedimento. Vale lembrar que a pasta de dentes deve ser mantida fora do alcance das crianças!
P: Qual é a forma correta para escovar os dentes?
H: Deve-se cuidar para que todas as superfícies dos dentes sejam limpas a cada escovação, principalmente nas regiões entre o dente e a gengiva.
P: Qual é o melhor modelo de escova, a que tem o cabo (reto ou curvo) maior, menor, grosso ou fino? E quais são as cerdas adequadas?
H: A escova mais adequada para as crianças é a que tem cabeça pequena, cerdas macias e cabo longo e grosso, quando a escovação é feita pelos pais. O cabo curvo permite a limpeza em áreas menos acessíveis.
P: Existe algum alimento que contenha flúor natural? Qual?
H: O flúor é um elemento químico muito presente na natureza, tanto no solo quanto na água e no ar. Ele está presente naturalmente na água em muitas localidades no mundo e em vegetais. Atualmente, ele tem sido adicionado à água de abastecimento das principais cidades brasileiras, em bebidas como energéticos e chás mates e em chicletes, entre outros.
P: Existe alguma alimentação recomendada para uma boa formação dos dentes? Qual seria?
H: A alimentação recomendada é aquela que permita à criança ter uma nutrição adequada para crescer e se desenvolver normalmente. Quanto à formação dentária, deve-se ter cuidado com a ingestão de dentifrícios com flúor (durante a fase de mineralização dentária, que ocorre principalmente do nascimento aos 6 anos de idade). Existem também no mercado complementos vitamínicos com flúor em sua composição. Se ingeridos por longos períodos na infância, tanto esses complementos quanto as pastas com flúor podem provocar uma alteração no esmalte dentário – chamada de fluorose. A fluorose tem sido diagnosticada com frequência e se caracteriza pela presença de esmalte dentário com manchas esbranquiçadas que afetam a estética dentária. Então, temos de ter cuidado com tudo o que colocamos na boca!

vital-escovendo-os-dentes

Dicas da Turma para ter dentes brancos e saudáveis

  • Comer alimentos saudáveis.
  • Não comer doces entre as refeições.
  • Limpar os dentes sempre que comer pão, bolo ou alimentos açucarados. É que esses alimentos são os preferidos pelas bactérias que estragam os dentes.
  • A escova tem de ser do tamanho adequado para sua boca e ter cerdas macias para limpar sem machucar.
  • Escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia.
  • Escovar também a língua. Ela merece uma limpeza.
  • Usar fio dental diariamente.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
  • Prestar bastante atenção na qualidade da água que a sua família está bebendo.
  • Ter cuidado dobrado quando estiver praticando algum esporte.

Então, Plenamigo, você está preparado para tirar do armário a sua Turma da Limpeza e começar o mais rápido possível a faxina? Não desanime!!! Mãos à obra!!!

dentes-saudaveis

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos