Rui Barbosa

Ilustração. Fundo azul em degradê, com imagem em transparência do prédio da Academia Brasileira de Letras. Ao centro, busto de homem com paletó marrom, camisa branca, gravata preta. Ele olha para frente, apoia a mão direita no queixo. Ele sua bigodes, óculos, cabelos grisalhos penteados para trás. O homem é Ruy Barbosa.

O baiano Rui Barbosa de Oliveira se destacou no Brasil como jurista, político, diplomata, escritor, tradutor, orador e filólogo.

Lutou para implantar o regime Republicano no Brasil, forma de governo em que o povo escolhe quem irá governar o país, e derrubou a Monarquia Constitucional.

Além de ter sido deputado, senador e ministro, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição responsável pelo cultivo da literatura brasileira.

Rui Barbosa defendia o federalismo, a abolição da escravatura e a promoção dos direitos e garantias individuais.

Em seus dias livres, gostava de cultivar espécies de rosas. No jardim da sua casa possuía várias espécies e já tirou fotos para uma revista da época enquanto estava no seu jardim.

Rui Barbosa nasceu na Bahia, em 1849 e morreu no Rio de Janeiro, em 1923.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos