Anísio Teixeira

Ilustração. Fundo verde com imagem transparente de universidade. Ao centro, busto de homem na diagonal, com terno azul, camisa branca e gravata vinho. Ele sorri levemente. Usa óculos, cabelos grisalhos penteados para trás. O homem é Anísio Teixeira.

Anísio Teixeira foi um importante nome para a história da educação do Brasil. Ele queria fazer com que o ensino fosse acessível a todos e foi o responsável por criar várias escolas públicas no País.
Em 1925 viajou para a Europa e visitou vários lugares, como Espanha, Itália, Bélgica e França, para observar e estudar a educação neles. Voltou ao Brasil com várias ideias novas de como melhorar o ensino no País.
Tornou-se Secretário da Educação do Rio de Janeiro, em 1931, e fez uma grande reforma. Criou uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade e fundou a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro.
Mudou-se para sua cidade natal, na Bahia, depois de ter sido perseguido pelo Governo de Getúlio Vargas. Em 1950 criou a Escola Parque na Bahia. Com educação integral, a escola atendia as crianças menos favorecidas da região e aquelas que não tinham onde morar. As crianças tinham acesso a várias atividades, como arte, oficinas e educação física.
Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité, na Bahia, em 1900, e morreu em 1971. Hoje, em sua casa natal, as memórias do educador brasileiro continuam vivas. A Casa Anísio Teixeira, organizada por sua filha, Anna Cristina Teixeira Monteiro de Barros, serve como biblioteca, museu, cine-teatro e biblioteca móvel.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos