Carlos Chagas

Carlos Chagas

Um médico impetuoso e vibrante, dono de uma personalidade forte. Esse era Carlos Chagas, o pesquisador que destrinchou a doença que leva seu nome, a Doença de Chagas, no início do século passado.
Ele começou estudando a malária e fez várias descobertas sobre essa doença, transmitida por um mosquito. E foi justamente estudando a malária que ele começou a observar os sintomas da Doença de Chagas, ainda desconhecida na época.
Foi assim: Carlos Chagas estava em Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, pesquisando a malária quando começou a observar que as pessoas estavam morrendo de uma doença estranha. Ele descobriu lesões no músculo do coração desses mortos e ficou intrigado. E, poucos dias depois, os moradores locais mostraram para ele um inseto que chupava o sangue do rosto das pessoas. Eles chamavam o inseto de choupança, chupão ou barbeiro.
Curioso que era, Carlos Chagas começou a examinar o inseto e foi descobrindo coincidências com a morte das pessoas. Descobriu no barbeiro um protozoário, que ele batizou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao médico Oswaldo Cruz. Juntando peças aqui e ali, descobriu a nova doença, que nomeou como tripanossomíase americana, mas ela ficou conhecida mesmo como Doença de Chagas.
A descoberta ocorreu em 1909. Passou o resto de sua vida estudando essa e outras doenças como a gripe espanhola. Fez uma revolução na saúde pública no Brasil quando trabalhou no governo do presidente Epitácio Pessoa. Trabalhou arduamente em várias pesquisas até morrer aos 55 anos, de infarto.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos