Dom Pedro II

Ilustração de Dom Pedro II sobre fundo cor de laranja. O homem, que aparece dos ombros para cima no centro da imagem, tem camelos lisos, grisalhos e penteados para um dos lados. Tem olhos azuis e uma densa barba crespa grisalha. Ele veste farda azul com detalhes de franjas douradas nos ombros e botões também dourados.

Dom Pedro II foi o segundo e último imperador do Brasil. Em seu reinado, fez questão de incentivar a educação no País. Quando o seu pai, o imperador Dom Pedro I, deixou o trono, ele tinha apenas cinco anos de idade e não podia governar.

No dia 23 de julho de 1840, ao completar 15 anos, o parlamento brasileiro resolveu coroar Dom Pedro II como Imperador. Essa decisão ficou conhecida como “Golpe da Maioridade”. A partir daquele dia, com a ajuda dos seus regentes, o jovem iniciou o seu reinado.

Enquanto governou, o País viveu momentos importantes. A economia do café aumentou, o trabalho escravo foi aos poucos acabando e aconteceu a Guerra do Paraguai. Para compensar a escassez de escravos negros, o segundo Imperador permitiu que imigrantes europeus trabalhassem na produção de café.

Dom Pedro II era um entusiasta da educação, da cultura e das ciências. Era respeitado por grandes personalidades ao redor do mundo, como Graham Bell, o inventor do telefone, e Charles Darwin, que desenvolveu a Teoria da Evolução das Espécies. Foi o primeiro brasileiro fotógrafo, quando adquiriu um daguerreótipo (antecessor da máquina fotográfica).

Amava estudar línguas. Além do português, Dom Pedro II era capaz de falar e escrever em latim, francês, alemão, inglês, italiano, espanhol, grego, árabe, hebraico, sânscrito, chinês, provençal e tupi.

Dom Pedro II foi obrigado a deixar o trono em 1889, quando os militares ocuparam o poder com a Proclamação da República.

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, em 1825, e morreu em Paris, em 1891.
(Com informações da Wikipedia)

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos