Joaquim Nabuco viveu até os oito anos de idade num engenho de açúcar de seu padrinho. Lá, ele conviveu com os escravos, pois na época em que nasceu, em 1849, ainda havia escravidão no Brasil. Deve ter sido essa convivência que transformou Joaquim Nabuco num dos maiores abolicionistas do Brasil. Ele se formou em direito e se elegeu deputado em 1878, quando lutou fortemente pela abolição da escravatura, que aconteceu em 1888.
As ideias de Joaquim Nabuco não paravam por aí. Como naquela época a religião católica era a oficial, Nabuco era a favor da liberdade religiosa. Além disso, queria que o ensino público se tornasse laico, ou seja, que o ensino fornecido pelo governo não sofresse influência de nenhuma religião. Joaquim Nabuco foi político, jurista, historiador, diplomata, orador e jornalista.
Nabuco tinha o famoso escritor brasileiro Machado de Assis como grande amigo. Machado de Assis tinha até um retrato de Nabuco pendurado em sua casa.
Ele morreu em 1910, em Washington, capital dos Estados Unidos, onde recebeu muitas homenagens do governo norte-americano.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!