Mentira é corrupção?

Ilustração; Fundo em tons de amarelo e laranja. No centro, a Turma do Plenarinho. Vital segura uma placa branca onde está escrito "pirataria: não". Xereta segura uma placa onde se lê: "roubar tv a cabo: não". Zé Plenarinho e Ana Légis seguram uma grande placa onde está escrito: "colar na prova: não" e a placa que Cida segura diz "furar fila: não". Edu e Adão não seguram placas, mas estão com a expressão séria e com um dos braços levantados.

A Turma do Plenarinho aproveita o 1º de abril, famoso Dia da Mentira, para chamar sua atenção para um assunto muito sério, a corrupção.

Ilustração com fundo verde. Menino com nariz grande e cara tristeDia da Mentira

Você já colou em uma prova? Passou cola para alguém? E fez isso mesmo sabendo que era errado? Já pensou que essas atitudes são um tipo de corrupção? Se que você acha que é um exagero comparar uma “colinha” de sala de aula com uma coisa tão séria, está enganado. Ao colar, a criança está arrumando um “jeitinho” para se dar bem e enganar os outros. Ao invés de estudar para a prova, o aluno prefere roubar a reposta da prova do colega ou carregar umas dicas no bolso.

Quando a fila está grande, você pede a frente para o seu colega? Isso é certo com os outros que estavam esperando? Já pensou que a compra de um produto pirata traz inúmeros prejuízos para o País e para você mesmo? Outra coisa: quando um adulto passa dinheiro para o guarda não lhe dar uma multa, ele também não está dando um “jeitinho”? Afinal, se ele não cumpriu uma lei de trânsito, está pondo em risco a sua vida e a dos outros!

E o que você acha de participar de um desafio para escrever uma redação e mandar o texto de outra pessoa como se fosse seu? Alguns anos atrás, o Plenarinho lançou um desafio de férias e chegaram muitas redações legais, de crianças que contaram como foram seus momentos de descanso. Infelizmente, no meio dessas redações, algumas chamaram a atenção porque não pareciam ter sido escritas por crianças. Numa rápida busca na internet, a suspeita estava confirmada: algumas redações eram plágio (cópia) de textos escritos por outra pessoa. A Turma ficou triste e preocupada. Afinal, quando se quer um país melhor, livre de corrupção, cada um tem que fazer a sua parte. Mesmo as crianças! Querer se dar bem a qualquer preço não está certo e pode trazer mais prejuízos do que você pode imaginar.

Muita gente pode até achar que essas atitudes não têm nada de mais,  mas todas elas são erradas e não muito diferentes das corrupções de que se fala na TV. Corrupção grande, pequena, média – é tudo corrupção e não deve mais acontecer!

Então fica a dica.

Pense nas suas atitudes e saiba que é errado:

– Falsificar carteirinha de estudante
– Dar/aceitar troco errado
– Furar fila
– Comprar produtos falsificados
– Assinar o boletim ou o recado do professor, pelo seu pai
– Colar na prova
– Copiar texto de outros em trabalhos escolares
– Roubar TV a cabo

Corrupção nas pequenas coisas

Ouça esse programa de rádio e veja como a corrupção está nas pequenas coisas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Marte postado 23/10/2018 23:44

    Me desculpa, mas o nome disso é desonestidade

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos