Toda escola pública é obrigada a oferecer merenda para seus alunos. Aqui no Brasil, alguns estados e cidades adotaram medidas para melhorar a qualidade das refeições escolares. Isso porque, hoje em dia, existe uma preocupação muito grande com aquilo que se consome e, a cada dia, as pessoas ficam mais e mais conscientes da relação entre qualidade do que se come e qualidade de vida.
Leis para um alimentação mais saudável
Em 2009, no Congresso Nacional, foi aprovada uma lei que defende que os alimentos oferecidos nas escolas venham da agricultura familiar. No Distrito Federal, há uma lei proibindo que as cantinas vendam alimentos como frituras, balas, pirulitos, biscoitos recheados, refrigerantes, pipoca industrializada, dentre outros. A galera que gosta de umas frituras e de docinhos pode até ter torcido o nariz para essa lei, mas todo mundo concorda que essas opções não são saudáveis, né?
Combate à obesidade infantil
Essas leis também revelam a preocupação com um mal que a cada ano aumenta no Brasil e no mundo: a obesidade infantil. Para tomar conta da qualidade do que é oferecido como merenda, em 1995, foi fundado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Esse programa garante a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas. Seu objetivo é contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Tudo isso por meio de uma alimentação saudável!
Você sabe se no estado existe uma lei que trate da merenda escolar? Como é na sua escola? Conte pra gente!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
2 Comentário(s)
otimo conteudo
Olá, Vânia!! Que bom que você gostou. Um abraço da Turma
Comente!