A turma do gabinete

Ilustração com fundo em tom de verde claro. Uma mulher e dois homens observam papéis que estão sobre uma bancada marrom: a mulher tem os cabelos castanhos claros lisos na altura da nuca, franja sobre os olhos puxados e lábios grossos. Veste blusa rosa de mangas longas, gola alta e calça azul. Com um dos braços, segura uma bolsa marrom com alça. Ao seu lado está um homem que tem os cabelos castanhos claros curtos. Ele veste um terno cinza com gravata azul. Com uma das mãos, aponta em direção ao papel e com a outra mão aponta para cima com o dedo indicador. O segundo homem tem os cabelos e barba grisalhos. Seus olhos são pequenos e usa um terno preto com gravata verde.

Elaborar leis não é um processo fácil. É preciso ter boas ideias, mas os deputados também precisam de uma equipe para que as elas saiam do papel. Do mesmo jeito que precisamos do apoio dos professores e familiares na hora dos estudos, o deputado também precisa de uma equipe para fazer o trabalho. Mas quem faz parte dessa equipe? Venha com a gente, que você vai ver!

Trabalho em equipe

O deputado não trabalha sozinho. Ele possui uma equipe. Alguns têm uma equipe maior, outros uma mais simples. Além do gabinete em Brasília, os deputados podem ter outro no estado que o elegeu, para ajudá-lo a ouvir o que seus eleitores esperam de seu mandato.
Os funcionários do gabinete trabalham dando apoio ao deputado. Eles ajudam a levantar informações para os projetos de lei. Outra tarefa fundamental é ficar de olho nos problemas da população e avisar ao parlamentar. Eles também ajudam marcando viagens para o deputado, regularizando documentos, entre outras atividades.
Principais atividades

Algumas equipes costumam começar a trabalhar às 8 horas da manhã e não têm hora de ir embora. Durante todo o dia, as principais atividades do gabinete, como já vimos, são selecionar e elaborar projetos legais e importantes, organizar a agenda do deputado e receber os cidadãos que precisam de ajuda. Às vezes, o gabinete recebe mais de 20 visitas por dia.

Com tanto trabalho, é preciso que um time de primeira entre em campo para deixar tudo em cima. Algumas das funções desempenhadas pelos profissionais do gabinete são:

xereta com microfoneAssessoria de imprensa

Essa pessoa vai ajudar a divulgar as ações do deputado, além de fazer um meio de campo entre jornais, TVs e outros meios de comunicação com o deputado.

Assessoria política

Responsável por cuidar do andamento dos projetos, do acompanhamento do trabalho nas comissões e da articulação com outros políticos.

Secretariado

Podemos dizer que as pessoas que exercem essa função são os ouvidos e também a memória do deputado. Além de receber as ligações e e-mails dos cidadãos, elas ajudam a cuidar da agenda do deputado, organizar os horários e lembrar os compromissos.

Chefia de gabinete

O chefe de gabinete é quem comanda a equipe do deputado, e como os deputados estão sempre muito ocupados trabalhando nas comissões, o chefe de gabinete é o representante do deputado para todos os assuntos. Um bom chefe de gabinete precisa ter liderança e muita organização. Também é necessário ter muita afinidade com o deputado, ou seja, saber muito bem como ele trabalha.

Gabinetes

A gente falou de chefe de gabinete. Mas afinal, o que é o gabinete? A gente responde! É a sala onde o deputado e sua equipe trabalham. Os gabinetes ficam nos anexos 3 e 4 da Câmara. Isso mesmo! Diferentemente do que muita gente pensa, os gabinetes não ficam no prédio do Congresso Nacional, aquele mais famoso que lembra um “H”, junto das duas cúpulas (“bacias”) onde funcionam os plenários. A maior parte dos gabinetes fica mesmo é num prédio amarelo, perto do “H”.

A escolha

Todo deputado vai querer ter um gabinete bom para trabalhar, não é mesmo? Mas como as salas são distribuídas? Cada um escolhe o seu? Não, não, Plenamigos. Depois que os deputados tomam posse, acontece um sorteio para ver quem vai ficar em cada gabinete. E nem todo mundo participa do sorteio. Alguns deputados têm preferência – os que já foram presidentes da Câmara, deputados que já tiveram um mandato anterior, deputados com dificuldades de locomoção (esses precisam de gabinetes mais acessíveis, né, galerinha!?), deputados com mais de 65 anos e as mulheres.

Quer saber mais?!

Há pessoas encarregadas de receber sugestões de projetos da população. Ou seja, se você ou alguém da sua família tem alguma ideia para melhorar o País, vá em frente! Fale com o deputado. Todo mundo tem direito de propor projetos.

E se você acha que esse tipo de preocupação é coisa para adultos, está enganado. Vários projetos do Câmara Mirim foram aproveitados por deputados. Ou seja, galerinha, de certa forma, todos nós fazemos parte da equipe dos deputados! E todo mundo pode e deve contribuir para melhorar o nosso Brasil.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos