Trabalhando o tema “Pirataria”

Ilustração. Fundo metade vermelho, metade verde. Do lado direito, sobre o fundo vermelho, o Piratão e o Murrinha lutam contra a Turma do Plenarinho e a Turma do Tributo, que estão posicionados sobre o fundo verde. Cida, Vital e Adão apontam seus estilingues para o vilão. Légis, Zé, Dora, Tributo, Beto Correto, Edu e Xereta saltam pra cima dele, enquanto Seu Nestor ergue os braços com os punhos fechados, em uma pose de luta.

Quais os males que a pirataria causa ao país? Será que eu contribuo para essa praga se alastrar? O Plenarinho propõe aos professores um plano de aula sobre a pirataria. 

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II indicam que o educador faça a mediação do conhecimento do educando para que o mesmo se posicione de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e de tomar decisões coletivas. Propomos que o tema pirataria seja trabalhado em sala de aula, pois é um problema sério que traz prejuízo para os cofres públicos e atrapalha o desenvolvimento do Brasil, abalando a cultura nacional.
Público-alvo: alunos do 6° ao 8º ano do ensino fundamental.

Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: Abordagem interdisciplinar e transversal.

Objetivo: Refletir sobre a pirataria com os alunos para que eles possam posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.

Etapas

Etapa1: A introdução da aula pode ser feita com uma conversa coletiva sobre o assunto. Pergunte aos alunos: O que eles entendem sobre pirataria? Quais são os malefícios causados por esse problema? Deixe claro aos alunos que o dinheiro que o governo deixa de arrecadar com os tributos não pagos dos produtos pirateados fazem falta nas despesas com educação, infraestrutura, saúde… Assim que os alunos refletirem sobre o assunto, levante questões como: A pirataria contribui para o enfraquecimento da cultura do nosso país? Entregue, então, a revistinha do Plenarinho contra a Pirataria. O dever de casa é ler a revistinha.

Etapa2: Na aula seguinte, façam coletivamente uma lista de produtos piratas que são vendidos no Brasil. Introduza o assunto da Biopirataria acessando a reportagem especial do Plenarinho sobre o tema. E converse sobre os malefícios da biopirataria.

Tempo de execução: 2 aulas de 40 minutos.

Material necessário

Revista “Turma do plenarinho contra a pirataria” (que podem ser requisitadas por aqui) e a matériaO que é biopirataria”.
Avaliação: Devem constar as trajetórias de descobertas e aprendizagens, observando o conhecimento que o aluno tinha antes da atividade e no presente momento.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

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