Sepé Tiaraju

Ilustração, Fundo em tons de marrom, com o parte central mais clara. Ao centro, a ilustração de um índio. Homem de pele morena, cabelos pretos, lisos, partidos ao meio, com uma faixa vermelha que prende a parte da frente. O homem está com o peito nu.

“Por sua bravura, Sepé Tiaraju foi canonizado pelo povo gaúcho como São Sepé e tornou-se uma referência na luta pela preservação da nação.”

Mais ou menos uns quarenta anos depois da morte de Zumbi dos Palmares, um novo líder entrou para a história de luta contra a escravização no Brasil: Sepé Tiaraju.

Ele nasceu em um lugar chamado “Sete Povos das Missões”, que era ocupado pelos indígenas da nação Guarani há 130 anos. Sepé chegou a ser prefeito por lá e era muito querido por todos os habitantes.

O problema começou quando tropas portuguesas e espanholas se desentenderam na negociação de territórios e iniciaram uma guerra para dominar Sete Povos das Missões, expulsando os indígenas dali.

Sepé então liderou o seu povo e lutou bravamente para defendê-lo. Mas ele foi morto em combate e, junto com ele, 1.500 guaranis foram exterminados. Era o ano de 1756.

Desde 21 de setembro de 2009, o nome de Sepé está gravado no Livro de Aço dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica exposto no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília/DF. 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos