Aprender a conviver com as diferenças. Isso é importante na vida humana. Você vai ver nessa história do macaco medroso que os animais também têm que se adaptar às diferenças e respeitar o próximo.
O macaco medroso
Clique para ouvir a história:
Coleção estrelinha. O macaco medroso, de Sônia Junqueira. Narração de Paulo Gonçalves.
Roteiro:
O macaco Peteleco é medroso. Ele tem medo da passarada. Ele tem medo da mata cheia de sombras. Tem medo também das árvores e dos cipós. E só não tem medo da macacada. A macacada é alegre, pula, grita e macaqueia. Peteleco fica sozinho. Fica só comendo bananas.
A macacada come na hora de comer, brinca na hora de brincar e dorme na hora de dormir. Mas Peteleco é diferente. Ele come na hora de comer, come na hora de brincar, e também come na hora de dormir. Peteleco vai ficando gordo, gordo. Gordo e medroso. Gordo, medroso e sozinho. Gordo, medroso, sozinho e triste. Peteleco então pensa: assim não dá.
Peteleco resolve mudar de jeito. Ele respira fundo, ele conta até três. Peteleco então cria coragem. Ele vai visitar os passarinhos e fica amigo deles. Peteleco cria coragem. Ele vai para a mata e acha ela bonita. Peteleco cria coragem. Ele tenta subir nas árvores. Peteleco leva uns tombos, mas ele aprende. Aprende a subir nas árvores. Aprende a balançar nos cipós. Peteleco vai perdendo o medo e ganha muitos amigos. E Peteleco brinca, brinca muito. Pula, grita e macaqueia. E agora só come na hora de comer. Peteleco faz muito exercício e vai ficando magro. E logo, logo ele vira mais um macaco sapeca no meio da macacada. Fim da história.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
8 Comentário(s)
Gostei muito da história!
Que bom, Letícia! A gente também adora! Abraços da Turma!
Minha filha amou a história
Que bom! Ficamos felizes com isso! Abraços da Turma!
Bom dia, esse livro eu dei para minhas filhas ,quando eram crianças, ainda hoje elas lembram dele.
Essa história é muito legal mesmo, né? Abraços da Turma!
Texto lindoo
Que bom que gostou, Cauany! Abraços da Turma!
Comente!