O Macaco Medroso

No centro da imagem de fundo azul há um pequeno macaco marrom de rabo comprido e orelhas grandes. Ele está agachado com as duas mãos com os dedos entrelaçados. Olha para o lado com expressão assustada.

Aprender a conviver com as diferenças. Isso é importante na vida humana. Você vai ver nessa história do macaco medroso que os animais também têm que se adaptar às diferenças e respeitar o próximo.

O macaco medroso

Clique para ouvir a história:

Coleção estrelinha. O macaco medroso, de Sônia Junqueira. Narração de Paulo Gonçalves.

Roteiro:

O macaco Peteleco é medroso. Ele tem medo da passarada. Ele tem medo da mata cheia de sombras. Tem medo também das árvores e dos cipós. E só não tem medo da macacada. A macacada é alegre, pula, grita  e macaqueia. Peteleco fica sozinho. Fica só comendo bananas.

A macacada come na hora de comer, brinca na hora de brincar e dorme na hora de dormir. Mas Peteleco é diferente. Ele come na hora de comer, come na hora de brincar, e também come na hora de dormir. Peteleco vai ficando gordo, gordo. Gordo e medroso. Gordo, medroso e sozinho. Gordo, medroso, sozinho e triste. Peteleco então pensa: assim não dá.

Peteleco resolve mudar de jeito. Ele respira fundo, ele conta até três. Peteleco então  cria coragem. Ele vai visitar os passarinhos e fica amigo deles. Peteleco cria coragem. Ele vai para a mata e acha ela bonita. Peteleco cria coragem. Ele tenta subir nas árvores. Peteleco leva uns tombos, mas ele aprende. Aprende a subir nas árvores. Aprende a balançar nos cipós. Peteleco vai perdendo o medo e ganha muitos amigos. E Peteleco brinca, brinca muito. Pula, grita e macaqueia. E agora só come na hora de comer. Peteleco faz muito exercício e vai ficando magro. E logo, logo ele vira mais um macaco sapeca  no  meio da macacada. Fim da história.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

6 Comentário(s)

  • by Letícia postado 28/09/2020 18:31

    Gostei muito da história!

    • by Turma do Plenarinho postado 28/09/2020 20:33

      Que bom, Letícia! A gente também adora! Abraços da Turma!

  • by Tatielygarcia postado 11/01/2024 00:53

    Minha filha amou a história

    • by Turma do Plenarinho postado 11/01/2024 13:51

      Que bom! Ficamos felizes com isso! Abraços da Turma!

  • by Aldebrando postado 22/04/2024 11:06

    Bom dia, esse livro eu dei para minhas filhas ,quando eram crianças, ainda hoje elas lembram dele.

    • by Turma do Plenarinho postado 24/04/2024 12:38

      Essa história é muito legal mesmo, né? Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos