Quais os males que a pirataria causa ao país? Será que eu contribuo para essa praga se alastrar? O Plenarinho propõe aos professores um plano de aula sobre a pirataria.
Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II indicam que o educador faça a mediação do conhecimento do educando para que o mesmo se posicione de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos e de tomar decisões coletivas. Propomos que o tema pirataria seja trabalhado em sala de aula, pois é um problema sério que traz prejuízo para os cofres públicos e atrapalha o desenvolvimento do Brasil, abalando a cultura nacional.
Público-alvo: alunos do 6° ao 8º ano do ensino fundamental.
Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: Abordagem interdisciplinar e transversal.
Objetivo: Refletir sobre a pirataria com os alunos para que eles possam posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Etapas
Etapa1: A introdução da aula pode ser feita com uma conversa coletiva sobre o assunto. Pergunte aos alunos: O que eles entendem sobre pirataria? Quais são os malefícios causados por esse problema? Deixe claro aos alunos que o dinheiro que o governo deixa de arrecadar com os tributos não pagos dos produtos pirateados fazem falta nas despesas com educação, infraestrutura, saúde… Assim que os alunos refletirem sobre o assunto, levante questões como: A pirataria contribui para o enfraquecimento da cultura do nosso país? Entregue, então, a revistinha do Plenarinho contra a Pirataria. O dever de casa é ler a revistinha.
Etapa2: Na aula seguinte, façam coletivamente uma lista de produtos piratas que são vendidos no Brasil. Introduza o assunto da Biopirataria acessando a reportagem especial do Plenarinho sobre o tema. E converse sobre os malefícios da biopirataria.
Tempo de execução: 2 aulas de 40 minutos.
Material necessário
Revista “Turma do plenarinho contra a pirataria”, que pode ser baixada gratuitamente ou acessada virtualmente, e o texto “O que é biopirataria”.
Avaliação: Devem constar as trajetórias de descobertas e aprendizagens, observando o conhecimento que o aluno tinha antes da atividade e no presente momento.
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