Esforço para estar no Câmara Mirim

Ilustração. Fundo em três tons de azul, formando três faixas, cada uma de uma cor. Ao centro, Edu Coruja está próximo do ombro de um professor. O homem tem cabelos curtos castanhos, usa barba. Veste um jaleco branco sobre camisa laranja e calça azul. Ele está de cinto. O homem está com a mão no ombro de uma mulher negra. É a mãe da Légis. Ela está com o cabelo preso em um coque. Usa brincos ovais amarelos. Está com um vestido lilás, da mesma cor da roupa da Légis. Ela está de mão dada com a Légis. Ao lado dela, está a professora Josefa. Ela tem cabelos curtos e loiros, olhos azuis. Usa óculos. Está vestida com um jaleco branco sobre uma camiseta verde água e calça azul. Josefa segura um livro apoiado em seu braço esquerdo.

Histórias de esforço e de solidariedade fazem parte do Câmara Mirim. Indaiabira, cuja escola veio ao evento pela segunda vez, batalhou muito para oferecer aos seus alunos essa rara experiência. A professora da Escola Estadual Antônio Miranda, Neuzita de Sousa Santos Vaz, contou que o prefeito atual da cidade havia prometido custear o ônibus para a viagem dos 35 alunos que vieram a Brasília. Porém, como não foi reeleito, não honrou o compromisso e deixou a escola sem o transporte. “Ficamos todos desapontados”, desabafou.

Como já estava tudo acertado e as crianças já estavam na maior expectativa para a viagem, a escola chamou para si a responsabilidade. Os professores realizaram bingo, sorteio e até uma “vaquinha” foi feita para arrecadar os recursos. “Só o ônibus nos custou R$ 5 mil, que vai ser pago parceladamente, contou a diretora Ilda Mendes de Oliveira, e os recursos para a alimentação vieram do esforço da escola e dos pais”.

A solidariedade também esteve presente. Ao chegar a Brasília, na véspera do evento, foram recebidos por uma amiga da diretora, moradora do Park Way, Cleide Lacerda. “Ela abriu as portas de sua casa, encheu a sala de colchões e acomodou as crianças e suas professoras”, contou Ilda emocionada. A escola é muito dedicada aos projetos que estimulam o conhecimento fora dos domínios da instituição. Graças ao esforço da equipe a escola irá mandar um grupo de seis alunos para o projeto “Matemática sem fronteiras”, que ocorrerá na Índia no final do ano.

Janaúba não mede esforços para participar do Câmara Mirim

A  Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, também de Minas Gerais, não mediu esforços para trazer os seus alunos para Brasília. A professora Marisa Magalhães, coordenadora pedagógica da escola, contou que as despesas foram cotizadas pelos pais dos alunos, pelo menos para pagar o transporte. Para o alojamento e para o café da manhã entrou em cena, mais uma vez, a solidariedade.

Vinte dias antes da viagem, Marisa entrou em contato com a Secretaria de Educação Básica do GDF em busca de apoio. A Secretaria podia conseguir apenas uma escola de Educação Física para as crianças tomarem um banho, e nada mais. Porém, a professora Sílvia Froizer Teixeira, também servidora da Secretaria, encontrou apoio da Igreja Metodista de Brasília, na L2 Sul, que recebeu os alunos e ainda ofereceu um café da manhã para toda a garotada. E Sílvia ainda foi até a entrada da cidade resgatar o ônibus da escola que havia se perdido.

Para Marisa, o esforço valeu a pena. “É muito importante uma experiência como essa para os nossos alunos, é um exercício pleno de democracia e com forte crescimento pedagógico”, ressaltou. E garantiu que no próximo ano vai construir com a turma uma proposta de projeto de lei para participar diretamente do processo de votação.

Todo este empenho das escolas para participar do Câmara Mirim só fortalece o projeto, destacou a coordenadora do Portal, Ana Claudia Lustosa. A Turma do Plenarinho fica radiante e agradece a todos os brasileirinhos, suas famílias e suas professoras pela dedicação demonstrada. Todos os ano esperamos mais e mais projetos para uma nova aula de cidadania ao vivo e a cores.

Matéria publicada originalmente em 19/10/2012.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos